Ministério do Esporte Projeto Esporte e Lazer da Cidade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Cabeçalho Conselho Nacional do Esporte

O Conselho Nacional do Esporte é um colegiado de assessoria ao Ministro do Cidadania no desenvolvimento de políticas em prol do desporto nacional, representando um passo a mais na criação de novas perspectivas para o futuro do esporte no país.

Informações: (61) 3217 1927  E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Projeto Esporte e Lazer da Cidade

Projeto Esporte e Lazer da Cidade


"O lazer vai tomar conta da cidade e a cidade vai tomar conta do lazer"

 

O PELC, na sua essência, além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvam todas as faixas etárias, incluindo as com deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, fomenta a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos.




Objetivos

 

  • Nortear ações voltadas para públicos diferenciados nos núcleos lazer e esporte recreativo;

  • estimular a gestão participativa entre os atores locais direta e indiretamente envolvidos;
  • orientar entidades convenentes para estruturar e conduzir políticas públicas de lazer e esporte recreativo;
  • promover a formação continuada de agentes sociais de lazer e esporte recreativo;
  • incentivar a organização coletiva de eventos de lazer e esporte recreativo para envolver a população local para além dos núcleos; e
  • reconhecer as qualidades da cultura local na apropriação do direito ao lazer e ao esporte recreativo.

 

São dois os eixos centrais do PELC:

1 - Implantação e Desenvolvimento de Núcleos de Esporte Recreativo e de Lazer, nas diversas regiões do Brasil, com o objetivo de garantir o direito ao acesso de qualidade a políticas públicas de lazer e de esporte, em sua dimensão recreativa, para as diversas faixas etárias, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência.

2 - Formação Continuada – ação educativa continuada de gestores, agentes sociais, lideranças comunitárias, pesquisadores, legisladores e demais parceiros atuantes na esfera pública com vistas à formação e à implementação de políticas de lazer e de inclusão social e cultural.

Em ações gerais, o PELC, partir das Diretrizes 2013, possui dois tipos de núcleos: Urbano ou para Povos e Comunidades Tradicionais, em busca de alcançar as metas previstas no PPA 2012-1016, com relação ao atendimento da população brasileira, frente ao acesso ao esporte e ao lazer.

Público-Alvo

 

  • O programa tem como público-alvo crianças, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com deficiência.

 

Tipos de Núcleos

 

  • PELC Urbano ou PELC PCT (Povos e Comunidades Tradicionais).

 

Número de Beneficiados: 400 pessoas por núcleo PELC

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla