Ministério do Esporte Lançamento oficial dos 11º Jogos dos Povos Indígenas será realizado em Palmas (TO)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Lançamento oficial dos 11º Jogos dos Povos Indígenas será realizado em Palmas (TO)

A secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Rejane Penna Rodrigues, participará às 14h da próxima terça-feira (09.08) da cerimônia oficial de lançamento dos 11º Jogos dos Povos Indígenas, quando representará o ministro do Esporte, Orlando Silva. A solenidade será realizada no Palácio Araguaia, sede do governo do estado de Tocantins, em Palmas.

Segundo o diretor do Comitê Intertribal, Marcos Terena, que preside a comissão responsável pela organização dos Jogos dos Povos Indígenas, a Ilha de Porto Real será  o endereço da competição. Em respeito aos costumes indígenas, haverá um ritual em Palmas na manhã do dia do lançamento dos Jogos. O povo Javaé, representante dos índios que habitam o Tocantins, realizarão a cerimônia espiritual do evento. Um pajé vai abençoar a ilha, que será transformada em território indígena com a chegada dos Jogos.

Separada de Porto Nacional por 500 metros de extensão do Rio Tocantins, a Ilha de Porto Real atende a todas as necessidades do evento. Conforme Marcos Terena, nas edições anteriores foram escolhidas áreas sem nenhuma estrutura e tudo foi montado especialmente para a competição.

"Na ilha, boa parte da estrutura já existe", justificou Terena. O líder indígena refere-se à estrutura de restaurantes, utilizada principalmente no verão, período em que Porto Real é área de visitação de banhistas, transportados por balsas responsáveis pela travessia do rio. Será construída na ilha a aldeia com ocas, onde os índios ficarão alojados, além da arena esportiva, palco das disputas, com toda a infraestrutura para receber os visitantes.

Os Jogos Indígenas estão marcados para o período de 8 a 15 de outubro. A expectativa é que a edição de 2011 reúna mais de 1.400 indígenas distribuídos em 33 etnias do Brasil, além de Canadá, Estados Unidos, Venezuela e Colômbia.

Indígenas do Tocantins
Habitantes da aldeia Txuiri, distante 50 quilômetros de Formoso do Araguaia, no Sul do estado de Tocantins, os Javaé são um dos três subgrupos em que se dividem os índios Karajá - os outros dois são os Xambioá e os Karajá propriamente ditos. Eles falam a língua Javaé/Iny, da família Karajá, do tronco Macro-Jê. O português também é falado entre eles.

Carla Belizária
Foto: Emerson Silva
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla