Ministério do Esporte XI Edição - Porto Nacional/2011
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério do Esporte, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A proposta é recente, já que a primeira edição dos jogos ocorreu em 1996, e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

XI Jogos dos Povos Indígenas

“O Importante não é ganhar e sim, celebrar”

Os Jogos dos Povos Indígenas (JPI) chegam a sua décima primeira edição em 2011, com a bandeira da sustentabilidade e do resgate das culturas indígenas tradicionais. O evento, que acontece entre os dias 5 a 12 de novembro, terá como sede o município tocantinense de Porto Nacional, que fica a cerca de 60 km da capital Palmas. Serão sete dias de competições e apresentações culturais em que são esperados para participar do evento, cerca de 1300 indígenas, de aproximadamente 35 etnias, vindas de todas as regiões do país. Além disso, são esperados ainda líderes e observadores indígenas de outros países (Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Equador, EUA, Guiana Francesa, Peru e Venezuela).

O evento terá como palco a ilha de Porto Real, onde já está sendo construída uma verdadeira “Aldeia Olímpica Indígena” para receber os participantes. Além disso, será montada uma ampla estrutura para acolher o público: uma arena com capacidade para receber cerca de oito mil pessoas. Entre as novidades dessa edição, está a divisão do evento em duas temáticas. A primeira, voltada para o Fórum Social Indígena e a Rio+20,  abordará a Conferência Internacional do Meio Ambiente e discutirá a economia verde e temas com foco na sustentabilidade e na preservação das tradições indígenas. Já a segunda terá como objetivo o intercâmbio esportivo e cultural entre as etnias, além de propor um debate sobre a inclusão indígena como legado da Copa do Mundo FIFA 2014 e das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.

Os JPI são considerados um dos maiores encontros esportivos culturais e tradicionais de indígenas da América. Com o objetivo central de promover o esporte socioeducacional como identidade das culturas autóctones, voltado à promoção da cidadania indígena, à integração e aos valores tradicionais, os JPI devem ganhar destaque espontâneo da mídia nacional e internacional, a exemplo de anos anteriores. Os XI Jogos dos Povos Indígenas são uma realização do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC), com patrocínio do Ministério do Esporte e apoio do Governo do Estado do Tocantins e da Prefeitura Municipal de Porto Nacional.

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla