Ministério do Esporte VIII Edição - Fortaleza/2005
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte



Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério do Esporte, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A proposta é recente, já que a primeira edição dos jogos ocorreu em 1996, e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

VIII Jogos dos Povos Indígenas/2005

A praia de Iracema, em Fortaleza (CE), uma das mais belas do litoral nordestino brasileiro, será palco da VIII edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O evento este ano acontece entre os dias 18 e 26 de novembro e contará com a participação de cerca de 1.300 atletas de 42 diferentes povos indígenas nacionais, além de algumas tribos estrangeiras convidadas. Serão disputadas 15 modalidades esportivas divididas em três categorias: indígenas demonstrativas, indígenas competitivas e não-indígena competitiva.

Realizados desde 1996, os Jogos dos Povos Indígenas buscam a integração de comunidades por meio da prática de seus esportes tradicionais, celebrando a cultura de diversos povos, valorizando os costumes e estimulando a auto-estima dos índios. O resgate da identidade cultural também é exercitado com a realização de manifestações como danças, cantos e pinturas corporais.

Este ano, o tema dos Jogos Indígenas representa a essência da sabedoria milenar desses povos com a frase: "O importante não é ganhar e sim, celebrar". Além da comunidade indígena nacional, participam dos jogos deste ano lideranças internacionais que atuarão como observadores, promovendo um intercâmbio cultural muito amplo. Representantes de tribos da Guiana Francesa, do Equador e dos Estados Unidos já confirmaram presença no evento brasileiro. A 8ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas é uma realização do Ministério do Esporte e do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Federação Cearense de Esportes Colegiais - FECECO. Os Ministérios da Educação e Cultura, a Secretaria Especial de Promoção a Igualdade Racial - SEPIR, a Funasa e a Funai apóiam o evento este ano.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla