Ministério do Esporte Voluntários para os Jogos Indígenas podem inscrever-se até esta sexta-feira (09.09)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voluntários para os Jogos Indígenas podem inscrever-se até esta sexta-feira (09.09)

Os interessados em atuar como voluntários colaboradores na 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que acontecem de 8 a 15 de outubro, em Porto Nacional (TO), têm até amanhã (09.09) para se inscrever. Conforme chamada pública veiculada pelo Ministério do Esporte e pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena no portal www.esporte.gov.br, há 40 vagas disponíveis. Após treinamento que será realizado um dia antes do início dos Jogos, os selecionados estarão habilitados para atender as demandas do evento, sob orientação da comissão organizadora.

As inscrições serão feitas via e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), mediante preenchimento de ficha de inscrição com envio anexo do currículo resumido. O candidato deve ser maior de 18 anos e residente em qualquer estado da federação, exceto Palmas, além de dispor de oito horas diárias nos locais dos Jogos e ter conhecimentos básicos a respeito de temas relacionados aos índios brasileiros.

Entre as atribuições dos voluntários, está a função de atachê. O selecionado deverá acompanhar uma das etnias no dia a dia, auxiliando-a em suas necessidades gerais. Os colaboradores deverão ajudar na organização das atividades esportivas e contribuir com a realização da programação cultural, espiritual e do fórum indígena.

Outras atividades destinadas aos voluntários são o suporte à comercialização de artesanato e à infraestrutura e organização de materiais, além do apoio ao trabalho da equipe de relações públicas e de comunicação social.

Banca examinadora
Os pleitos serão selecionados por uma banca examinadora composta por servidores do Ministério do Esporte, do Comitê Intertribal, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Após análise dos currículos, o resultado final da seleção será publicado no site do Ministério do Esporte.

Não haverá pagamento de transporte de ida e volta ao local dos Jogos Indígenas. Por isso, é imprescindível que os candidatos tenham recursos para arcar com as despesas de deslocamento até Palmas e de retorno a sua cidade de origem.

Os selecionados terão o prazo de 15 dias corridos para enviar, ao mesmo e-mail de inscrição, a cópia da passagem aérea de sua cidade de origem até Palmas. O não envio da passagem, no prazo estabelecido, por qualquer motivo, implicará substituição do selecionado por outro candidato apto a ocupar a vaga. Também será criado um banco de voluntários, caso haja necessidade de ampliação ou de substituição.

Serão oferecidos, gratuitamente, a cada voluntário as refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e o deslocamento terrestre de Palmas a Porto Nacional, no dia 7 de outubro, e de Porto Nacional a Palmas, em 16 de outubro. Também está garantido o alojamento em Porto Nacional, sendo de responsabilidade do voluntário levar produtos de higiene pessoal, roupa de cama e toalha de banho. Ao final do evento, os voluntários receberão certificado de participação.

Clique e confira detalhes do edital de seleção dos voluntários

Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla