Ministério do Esporte ÁUDIO E VÍDEO: Ministério do Esporte garante realização dos XI Jogos dos Povos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ÁUDIO E VÍDEO: Ministério do Esporte garante realização dos XI Jogos dos Povos Indígenas

O ministro interino do Esporte, Waldemar de Souza, e a presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), Samira Xavante, assinaram nesta sexta-feira (28.10) convênio destinando o repasse de R$ 1,3 milhão para realização dos XI Jogos dos Povos Indígenas. De acordo com Waldemar de Souza, "esse talvez seja o primeiro convênio firmado pelo governo brasileiro em conformidade com o Decreto nº 7.568 de 16 de setembro de 2011, assinado pela presidenta Dilma Rousseff".

O decreto estabelece novo padrão de conveniamento entre o governo federal e entidades privadas. Entre as exigências do decreto estão: assinatura do convênio por ministro de Estado e realização de seleção pública. Além disso, a entidade terá que ter, no mínimo, três anos de experiência com o objeto do convênio.

Com o repasse assegurado pelo Ministério do Esporte, será possível viabilizar a montagem da arena dos jogos, a alimentação e o transporte dos indígenas das aldeias de origem a Porto Nacional, no Tocantins. É lá que acontecerá a 11ª edição dos jogos, de 5 a 12 de novembro, na Ilha Real, ponto turístico da cidade.

Os Jogos dos Povos Indígenas têm apoio do Governo do Estado de Tocantins. A parceria garantiu repasse no valor de R$ 300 mil para a construção de 32 ocas, uma espécie de Vila Olímpica Verde que abrigará as delegações representadas por mais de 1,3 mil índios de 38 etnias nacionais.

O maior evento indígena das Américas também tem a colaboração da Prefeitura de Porto Nacional.  A administração municipal colocou à disposição dos jogos sua infraestrutura local. O Comitê Intertribal é uma organização indígena criada em 1991 com a finalidade de promover a cultura, a espiritualidade e o esporte tradicional indígena. Idealizador dos jogos, o ITC também é responsável pela participação indígena na Conferência da ONU - Rio + 20, a ser realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012.

Confira a reportagem em vídeo



Confira a reportagem em áudio



Carla Belizária
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla