Ministério do Esporte Exposição reúne fotografias da 9ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, em 2007
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Exposição reúne fotografias da 9ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, em 2007

Quem desembarcar no aeroporto de Palmas no período de 2 a 16 de novembro poderá apreciar no hall de entrada uma exposição de fotos da nona edição dos Jogos dos Povos Indígenas, realizada em 2007, em Olinda e Recife. A mostra organizada pelo Ministério do Esporte integra os preparativos para a 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que acontece em Porto Nacional, Tocantins, a partir do próximo sábado (05.11).

Segundo Marcos Terena, diretor do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, "a chegada dos povos indígenas em uma região é o momento histórico para superar medos e discriminação, e nada melhor para registrar esses momentos que mostrar aos visitantes a rica história desse povo. Os momentos inesquecíveis do encontro contemplam o pensamento indígena na linguagem de todos: a imagem", explica Terena.

Os Jogos dos Povos Indígenas são considerados um dos maiores encontros esportivos culturais e tradicionais das Américas. A finalidade dos jogos é promover o esporte socioeducacional como identidade das culturas autóctones, voltada à promoção da cidadania indígena, à integração e aos valores da raça.
 
Além da exposição de fotos, os visitantes poderão assistir a um vídeo com registro das modalidades esportivas e demonstrativas das tradições indígenas. As etnias apresentam-se em várias competições, como cabo de força, canoagem, arremesso de lança, natação, corrida de tora feminina. Também há no vídeo entrevistas com os representantes indígenas das delegações.

Cleide Passos
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla