Ministério do Esporte ÁUDIO E VÍDEO: Fórum Social Indígena tem ministra da Igualdade Racial como palestrante
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ÁUDIO E VÍDEO: Fórum Social Indígena tem ministra da Igualdade Racial como palestrante

Questões relacionadas a territórios e aos direitos da mulher indígena marcaram o primeiro dia do ciclo de debates dos XI Jogos dos Povos Indígenas, na Ilha Real, em Porto Nacional (TO). O Fórum Social deste domingo (06.11) contou com a participação da ministra da Secretaria de Igualdade Social da Presidência da República (Seppir), Luiza Bairros, que falou sobre a importância do evento para o governo federal. Os Jogos Indígenas foram abertos oficialmente no sábado (05.11), com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

"Os Jogos são para a Seppir uma oportunidade de grande aprendizado para que possamos definir qual será nosso papel dentro da agenda indígena", declarou a ministra. Ficou claro no encontro que tanto os índios quanto os negros sofrem preconceito, principalmente quando estão no meio urbano.

Queixas como discriminação de crianças em escolas são registradas pela Ouvidoria da Seppir. O fato demonstra que há muito ainda a se fazer para superar o preconceito.

Luiza Bairros foi palestrante na mesa "Igualdade Racial e os Direitos da Mulher Indígena: Terra é Vida".  Na oportunidade, a ministra fez um resgate histórico das lutas dos negros e traçou um parâmetro da identidade que elas têm com as reivindicações dos indígenas.

A mesa foi coordenada por Samira Terena, presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), entidade responsável pelos Jogos dos Povos Indígenas. O fórum contou com a participação de Rejane Penna Rodrigues, coordenadora geral dos Jogos Indígenas pelo Ministério do Esporte, e de Creuza Humutina, primeira cacique mulher da aldeia Humutina, no município de Barra do Bugre, no Mato Grosso. A coordenação dos trabalhos ficou sob a responsabilidade de Mirian Terena, articuladora do Conselho Nacional das Mulheres Indígenas (Conami).

Confira a página especial dos Jogos Indígenas no site do Ministério do Esporte

Confira reportagem em vídeo sobre o primeiro dia dos Jogos Indígenas



Confira o áudio:



Carla Belizária, de Porto Nacional (TO)
Foto: Ascom/Prefeitura de Porto Nacional
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla