Ministério do Esporte Índios aplaudem proposta do ministro Aldo Rebelo de ingressos promocionais da Copa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Índios aplaudem proposta do ministro Aldo Rebelo de ingressos promocionais da Copa

Os participantes do Fórum Social Indígena desta quarta-feira (09.11), em Porto Nacional (TO), aplaudiram com satisfação a notícia de que o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, sugeriu à FIFA ingressos com desconto para indígenas durante  a Copa do Mundo de 2014. Segundo o relator projeto da Lei Geral da Copa, deputado Vicente Cândido (PT-SP), a proposta do ministro é incluir as cotas de ingressos indígenas na lista que deve contemplar idosos e comunidades carentes.

A alegria foi geral quando os indígenas tomaram conhecimento de que a ideia foi bem recebida pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. Ao lado de Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa (COL), o dirigente participou na terça-feira (08.11) de reunião da comissão especial responsável pela análise do projeto da Lei Geral da Copa na Câmara dos Deputados.

Os debates do fórum em Porto Nacional abordaram o tema "Rio + 20 e o Futuro dos Jogos dos Povos Indígenas". O diretor do Comitê Intertribal, Marcos Terena, fez um resgate da história dos Jogos Indígenas. Em seguida, afirmou que eles pertencem aos índios e destacou o apoio financeiro do governo federal.

Terena foi enfático ao destacar que atletas guerreiros, lideranças indígenas e seus familiares têm duas responsabilidades: "A primeira, de mostrar ao povo brasileiro, por meio da prestação de contas, que somos responsáveis por honrar esse compromisso (da realização dos Jogos). A segunda é expor para a sociedade que valores indígenas não têm preço, pois são nossa vida".

Olimpíadas Verdes
Com relação à Rio+20, uma ideia é apresentar as Olimpíadas Verdes, ou seja, os Jogos Indígenas como experiência brasileira. A Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável será realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro, com o objetivo de renovar a participação dos líderes mundiais no desenvolvimento sustentável do planeta. A cúpula ocorrerá 20  anos após a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).

Entre os temas que serão debatidos, está a contribuição da "economia verde" para o desenvolvimento sustentável. A eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional da área, também fará parte dos debates.

Processo democrático
Advogada do Instituto Indígena para Propriedade Intelectual (Inbrapi), responsável pelas oficinas preparatórias do fórum, Fernanda Kaingang tratou de encorajar os povos participantes a criar propostas para serem apresentadas na próxima sexta-feira (11.11). "Para contribuir com o futuro determinado pela Rio+20, a gente tem que ter como base o caminho seguido por nossos ancestrais", disse.
 
De acordo com Fernanda Kaingang, a meta é ampliar capacidades e talentos para os índios serem protagonistas de sua própria história. "O momento é de criar nossas próprias propostas, a fim de elaborar um documento que contemple toda a população indígena brasileira junto à ONU."

Confira a página especial dos Jogos Indígenas no site do Ministério do Esporte

Carla Belizária, de Porto Nacional (TO)
Foto: Dornil Sobrinho/Prefeitura de Porto Nacional
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla