Ministério do Esporte Atletas do Maranhão e do Pará conquistam título da natação nos Jogos dos Povos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atletas do Maranhão e do Pará conquistam título da natação nos Jogos dos Povos Indígenas

É do estado do Maranhão o vencedor da prova de 100m da natação masculina dos XI Jogos dos Povos Indígenas. O jovem guerreiro Joprytomakre Ampeitipan, da etnia Gavião, disputou ao lado de 53 competidores, nas águas do Rio Tocantins que cercam a Ilha Real, em Porto Nacional (TO). O segundo lugar ficou para João Paulo Kayeli, da nação Manoki, do Mato Grosso. Já o terceiro lugar foi para uma das sete etnias de Tocantins, representado pelo atleta Makapukui Tapirapé.

No penúltimo dia de provas dos Jogos Indígenas, na sexta-feira (11.11), a natação foi a única modalidade realizada conforme a programação. A chuva, que caiu forte na cidade, atrasou o calendário, mas não impediu as disputas. Prevista para acontecer no período da manhã, a canoagem, por exemplo, foi realizada à tarde, assim que o "dilúvio" deu uma trégua.

As águas do rio Tocantins foram tomadas por mais de 100 indígenas que disputaram a prova de 100m da natação: 54 homens e 49 mulheres de variadas etnias. O título feminino ficou com a nadadora Bekwynhkaro Kaiapó, do Pará. Suely Martins, da delegação Xavante, chegou em segundo lugar, enquanto Michele Muikba, do povo Rikibakstsa, conseguiu o terceiro posto - ambas as etnias são habitantes do Mato Grosso.

A natação de lazer é bem difundida nas aldeias, mas a competição esportiva acontece apenas durante os Jogos Indígenas. A delegação pode inscrever duas equipes, uma feminina e uma masculina, composta de dois atletas cada uma. A prova, porém, é individual. Há, portanto, duas largadas: uma da prova masculina e outra da feminina.

Confira a página especial dos Jogos Indígenas no portal do Ministério do Esporte

Carla Belizária, de Porto Nacional (TO)
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla