Ministério do Esporte Festa de encerramento dos Jogos Indígenas é prestigiada por público de 10 mil pessoas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Festa de encerramento dos Jogos Indígenas é prestigiada por público de 10 mil pessoas

Com toda a magnitude de uma celebração digna dos grandes guerreiros e acompanhada por um público de mais de 10 mil pessoas que lotou as arquibancadas, foi encerrada oficialmente na noite de sábado (12.11), na arena central da Ilha de Porto Real, em Porto Nacional (TO), a XI edição dos Jogos dos Povos Indígenas. A festa contou com apresentações de rituais de despedida e de saudade de 40 etnias brasileiras, que receberam 1.400 medalhas e 40 troféus de participação. Visivelmente emocionados, agradeceram a Deus, ao Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC) e ao Ministério do Esporte pela realização do evento.

O tempo estava chuvoso, mas a  intensa espiritualidade manteve acesas as cinco tochas espalhadas pela arena. A equipe organizadora foi presenteada com um quadro de madeira, produzido por um artista portuense, com o desenho da logomarca dos Jogos. O artesanato foi conduzido por um membro do povo Kaingáng como forma de prestigiar Porto Nacional.

No início da cerimônia, o jovem indígena Guarani-Kaiwá Josiel, conduzindo a tocha olímpica, deu uma volta na arena e acendeu a pira das "Olimpíadas Verdes". Em seguida, as etnias participantes formaram dois grandes círculos e outras rodas menores. Ao redor do fogo gigante e sagrado, no centro da arena, começaram os rituais, com direito a saudações, num misto de risos e lágrimas.

Estudante do 9º período do curso de Medicina da faculdade ITPAC, de Porto Nacional, Pascoal Alves do Nascimento visitou o cenário dos Jogos. Maravilhado com a grandeza do evento, ele fez uma poesia e a ofereceu aos indígenas.

Compareceram à solenidade o senador Vicentinho Alves; a assessora técnica do Ministério da Justiça Terezinha Gasparin Maglia; a diretora do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc e Pelc-Indígena), do Ministério do Esporte, Cláudia Bonalume; o vice-prefeito de Porto Nacional, Erazine Fonseca; e o representante do Instituto Darcy Ribeiro Paulo Ribeiro.

Homenagens
Quarenta voluntários atachês, que atuaram diretamente junto a cada  delegação indígena, foram parabenizados. O diretor do Comitê Intertribal, Marcos Terena, foi homenageado pelo povo Kaingáng com o ritual de agradecimento. O comandante do 7o Distrito Naval, Leal Ferreira, o comandante da Capitania dos Portos Araguaia-Tocantins e capitão de fragata Paulo César Potiguara também foram exaltados pelo compromisso que tiveram com a realização do evento.

A cerimônia terminou com muita emoção e uma queima de fogos acionada pela ponta de uma flecha incandescente, atirada por um arqueiro indígena. O céu da Ilha Real se iluminou por cerca de 10 minutos, num belo espetáculo de cores.

Confira a página especial dos Jogos Indígenas no portal do Ministério do Esporte

Confira a reportagem em áudio

 

Carla Belizária, de Porto Nacional (TO)
Foto: Dornil Sobrinho/Prefeitura de Porto Nacional
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla