Ministério do Esporte Ministro Aldo Rebelo e Comitê Intertribal acertam ações para promoção da cultura indígena
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministro Aldo Rebelo e Comitê Intertribal acertam ações para promoção da cultura indígena

Patrimônios da cultura tradicional indígena, a alegria, a língua, os esportes, o conhecimento, a culinária, as pinturas, o artesanato, os ritos e a espiritualidade são quesitos dessa riqueza pouco divulgados no país e com potencial para serem difundidos mundo afora. Uma parceria entre o Ministério do Esporte e o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ICT) promete fazer com que essa brasilidade, ainda no formato de matéria-prima, se torne conteúdo de conhecimento para embasar as ações indígenas em eventos oficiais, como os esportivos. O fruto desse trabalho virá no formato de um livro, a ser concluído no primeiro semestre de 2012.

O acordo entre o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o diretor do Comitê Intertribal, Marcos Terena, foi acertado na terça-feira (13.12).  A idéia central da obra é traduzir a cultura dos povos e conscientizar a população sobre a preservação do verde.

Segundo Carlos Terena, coordenador cultural do ICT, para que esse material tenha ampla divulgação entre os brasileiros de todas as faixas etárias será necessária uma ação estratégica. "Faremos que seja disponibilizado um exemplar em cada biblioteca nacional, nas secretariais de Esporte (municipais e estaduais) e nas escolas públicas do país", disse.

Foi aprovada a produção de um vídeo sobre os Jogos dos Povos Indígenas deste ano, realizados em Porto Nacional (TO), em novembro. Também foi definida a organização de uma exposição fotográfica itinerante, nos aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014 e de outros grandes eventos.

A mostra  terá a participação de profissionais da fotografia que, ao longo das 11 edições, construíram os Jogos Indígenas com seus registros. "Estou satisfeito com o compromisso social que a pasta do Esporte tem com a causa indígena", disse o fotógrafo Rui Faquini, presente ao encontro.

Grupos de trabalho
Aldo Rebelo comprometeu-se a buscar patrocínios para a ampliação dos recursos destinados - por meio do Ministério do Esporte - aos povos indígenas. O ministro também anunciou a criação de grupos de trabalho para promover ações relativas aos indígenas por meio do esporte.  As equipes vão atuar na elaboração dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, na participação em eventos como a Rio+20 e na ampliação do Pelc (Programa Esporte e Lazer da Cidade) Indígena.

Ao final do encontro, Rebelo foi presenteado com uma medalha de ouro, feita em capim dourado, e com um troféu dos Jogos Indígenas. "É uma forma de agradecimento pelo compromisso e pela continuidade dos trabalhos com o nosso povo", explicou Marcos Terena.

Confira reportagem em áudio sobre o projeto de realizar os Jogos Mundiais Indígenas



Confira reportagem em áudio sobre a exposição multimídia dos Jogos Indígenas



Carla Belizária
Foto: Glauber Fernandes
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla