Ministério do Esporte Artigo do ministro Aldo Rebelo: A lição de Portinari
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Artigo do ministro Aldo Rebelo: A lição de Portinari

O Brasil tem dois esportes nacionais: o futebol, paixão da maioria, e a mania de destratar o País, marca de uma minoria com complexo de vira-lata. Ambos estão confrontados nesses dias pela abertura da Copa do Mundo em São Paulo e uma exposição em Brasília de obras de Cândido Portinari (1903-1962). Maior pintor brasileiro, é o exemplo acabado de que se pode e se deve apontar os problemas e as deformidades nacionais sem instilar-se um ódio destrutivo.

Ninguém fixou nas telas como ele a tragicidade do homem comum, em mosaico social que compôs com tipos como o bandeirante, o vaqueiro, o gaúcho, o garimpeiro, o retirante e, naturalmente, crianças jogando futebol. Sua perspectiva era o povo, sofrido, retratado em linhas deformadas e traços exagerados em simetria com a iniquidade que identificava na sociedade nacional. Mas a visão crítica era transformadora, integrada a um projeto nacionalista de construir uma identidade cultural brasileira.

Seu diferencial foi não fazer a pintura-exaltação, mesmo em obras como Descobrimento do Brasil, Primeira Missa e os numerosos murais que considerava a pintura mais popular por ficar visível ao povo. Artista engajado, proclamava: “Estou entre os que acham que não há arte neutra. Mesmo sem nenhuma intenção do pintor, o quadro indica sempre um sentido social”.

Incompreendido, até foi acusado de depreciar a pátria que amava, contraditoriamente na fase em que, ao lado de Villa-Lobos na Música e Oscar Niemeyer na Arquitetura, navegava nas águas renovadoras da Revolução de 30 em direção ao Brasil moderno. A sagacidade de dois estadistas do período, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck, incorporou sua obra ao acervo cultural da Nação. Vargas encomendou o painel Guerra e Paz para ornamentar a sede da ONU, e JK, que como prefeito de Belo Horizonte já patrocinara sua pintura na Pampulha, fez questão de expor o painel no Rio antes de embarcá-lo para Nova York.

A obra de Portinari cintila atualmente como um contraponto eloquente à postura autofágica da minoria que, a pretexto de denunciar antigas chagas nacionais, renega a grandeza da formação social brasileira, rasga uma história de lutas, queima a Bandeira e nesta época de Copa do Mundo dá a impressão de querer incinerar todo o País.

Aldo Rebelo
Ministro do Esporte


Artigo publicado na edição de sábado (07.06) do Diário de S. Paulo

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla