Ministério do Esporte Canoagem espera pista de slalom em Deodoro para alojar atletas no local, intensificando treinamentos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Canoagem espera pista de slalom em Deodoro para alojar atletas no local, intensificando treinamentos

 

O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini, espera que até setembro/outubro a pista de canoagem slalom dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 esteja pronta, para que seus atletas passem a morar perto do local, em Deodoro, intensificando treinamentos. O “fator local”, no caso da modalidade em que os atletas descem corredeiras, é muito importante, no entender do dirigente, bem mais que no caso da canoagem de velocidade, onde as provas são em águas paradas.

Tomasini já está tratando de encontrar alojamentos para os atletas ficarem perto da pista de slalom, que receberá o evento-teste dos Jogos ainda neste ano, de 26 a 29 de novembro. Mas, sobre pressão em ano pré-olímpico, com os Jogos em casa, comenta que não deve pesar, “nem espantar ninguém”, da mesma forma que não acredita em favoritismo.

Assim, seus atletas seguem no Brasil e tornam as etapas de Copas do Mundo partes dos treinamentos. “Temos algumas vagas asseguradas nos Jogos Olímpicos, mas vamos tentar outras também. Neste ano há dois Mundiais para definir vagas: o de velocidade – e de paracanoagem – em Milão, Itália, de 19 a 23 de agosto, e o de slalom em Londres, Inglaterra, de 15 a 20 de setembro”, diz Tomasini.

Como país, ainda sem definição de nomes, o Brasil já tem cinco atletas para quatro provas da slalom – C1 masculino e C2 masculino (canoas), K1 masculino e K1 feminino (caiaques). Na velocidade, são três provas garantidas: K1 1000m masculino, C1 1000m masculino e K1 500m feminino.

“Temos atletas jovens, mas já bem experientes, com chances de finais e, então, briga por medalha. Penso que duas finais no slalom e cinco finais na velocidade, com mais chance de pódio. Da mesma forma será na paracanoagem, que estreia e também tem chance de medalhas”, diz Tomasini.

Os treinamentos são no Brasil. “O pessoal do slalom acabou indo para a Austrália, com recursos do COB, porque não tínhamos água. Mas agora temos”, diz o dirigente. “Também participamos de algumas etapas de Copa do Mundo como treinamento – duas com caiaque, de velocidade, e uma de canoa.”

Mas Tomasini quer mesmo é seus atletas treinando aqui – e na pista de slalom em Deodoro, o mais rápido possível. “Já estou negociando com a Vale o aluguel de alojamento lá, ao lado”, afirma.

Confira a série de matérias sobre o ano chave para o esporte brasileiro:

2015: ano-chave na preparação para os Jogos Rio 2016 e estratégico para o esporte brasileiro

Mais finais e medalhas no Mundial de Pequim são os desafios do atletismo em 2015

Para técnico do salto com vara, o ano é “meio complicado” porque grandes competições são em continentes distantes

Bicampeão mundial indoor do salto em distância, Duda diz que Mundial de Pequim é “teste de fogo”

Em 2015, natação trabalha fatores “complicadores” nos Jogos, como pressão em casa e finais às 22h

Maratonas aquáticas têm em 2015 “um divisor de águas” com disputa de vagas olímpicas no Mundial de Kazan

Canoagem espera pista de slalom em Deodoro para alojar atletas no local, intensificando treinamentos

Velejadores param de “esconder o jogo”, porque ano pré-olímpico é de “gás total”, diz dirigente da CBVela

Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla