Ministério do Esporte Bolsista mostra evolução e ganha espaço no cenário internacional de badminton
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Bolsista mostra evolução e ganha espaço no cenário internacional de badminton

O jogo de Lohaynny Vicente, de 18 anos, é o símbolo da evolução do badminton no país. A carioca começou o ano fazendo história, ao figurar na melhor posição de uma atleta brasileira no ranking mundial da modalidade, no 60º lugar. No último fim de semana, a jogadora, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, subiu ao pódio no Aberto Internacional de São Paulo, ao conquistar a medalha de prata.

A carica busca vaga dos Jogos Olímpicos para representar o Brasil em 2016 (Foto: Divulgação/CBBd)A carica busca vaga dos Jogos Olímpicos para representar o Brasil em 2016 (Foto: Divulgação/CBBd)

Conheça os investimentos no badminton:

Piauí recebe apoio do Ministério do Esporte para estruturas de atletismo e badminton
Aluno de projeto social disputa Campeonato Mundial Júnior de Badminton
Brasil garante nove medalhas no Mercosul de badminton

No caminho até o pódio, Lohaynny venceu a compatriota Fabiana Silva e a experiente jogadora olímpica Telma Santos, de Portugal. Na final, a americana Iris Wang venceu a partida por três sets a zero (parciais de 11/5, 11/9 e 11/7), garantindo o ouro.

“A competição foi muito forte, com grandes adversárias. Chegamos em São Paulo depois de disputar quatro outros torneios. Eu estava cansada, mas graças a Deus consegui um resultado importante para o esporte nacional”, conta Lohaynny.

O badminton entrou na vida da atleta por meio do projeto da Associação Miratus de Badminton, na comunidade da Chacrinha, no Rio de Janeiro. O centro de excelência da modalidade – que conta com o apoio do Ministério do Esporte e recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – já revelou o jogador Ygor Coelho, que representou o país nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China.

Do Rio de Janeiro, Lohaynny Vicente passou a treinar em Campinas, no interior de São Paulo. Mesmo jovem, ela acumula experiência no esporte. Em 2011, ficou em quinto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. A jogadora foi eleita em 2013 a principal atleta nacional no badminton pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Agora, o objetivo é manter a evolução internacional. “Espero que depois de 2016 todos esses investimentos no badminton continuem para que o esporte evolua ainda mais”, projeta.

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla