Ministério do Esporte Piauí recebe apoio do Ministério do Esporte para estruturas de atletismo e badminton
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Piauí recebe apoio do Ministério do Esporte para estruturas de atletismo e badminton

O Brasil já está sendo beneficiado, em diversos estados, pela realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Com a formação da Rede Nacional de Treinamento, um dos maiores legados do evento, o país vem ganhando estruturas por várias cidades para o desenvolvimento do esporte nacional, a descoberta de novos talentos e o treinamento do alto rendimento. Agora, chegou a vez de Teresina (Piauí) ser contemplada com uma nova pista de atletismo e com o Centro de Treinamento de Badminton.

Secretário Ricardo Leyser durante a apresentação dos investimentos que permitirão as obras na Universidade Federal do Piauí (Foto: UFPI/Divulgação)Secretário Ricardo Leyser durante a apresentação dos investimentos que permitirão as obras na Universidade Federal do Piauí (Foto: UFPI/Divulgação)As construções serão realizadas no Setor de Esportes do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), contando com financiamento do Ministério do Esporte. Nesta sexta-feira (20.06), o secretário nacional de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, visitou a instituição, onde se encontrou com o reitor, professor José Arimatéia Dantas Lopes, para discutir os projetos.

“Poucos países tiveram uma chance como a do Brasil, com um ciclo de 10 anos tão importantes para o esporte. Depois de mais de 40 anos, voltamos ao cenário internacional dos grandes eventos com a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007, passando depois pelos Jogos Mundiais Militares, em 2011, pela Copa das Confederações, em 2013, pela Copa do Mundo e, agora, realizaremos os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de 2016. Esses 10 anos não ficarão no passado, mas serão um primeiro passo para uma nova época após 2016”, ressaltou Leyser.

As obras da Rede Nacional de Treinamento são viabilizadas por meio de parcerias com governos locais ou estaduais ou com universidades federais, como é o caso da UFPI. “O dia de hoje é um marco na história do esporte do Piauí. Daqui para a frente, com os investimentos na pista de atletismo, no badminton e em outros projetos, passaremos a ter condições para a prática de esporte como qualquer outro centro, sendo a universidade uma referência no Brasil e no mundo em algumas áreas”, apontou o reitor José Arimatéia.

Também estiveram presentes na visita o presidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), Francisco Ferraz, a presidente da Federação de Atletismo do Piauí, Márcia Cristiane Araújo, o deputado Osmar Júnior e a piauiense campeã olímpica do judô Sarah Menezes, além de outros atletas, dirigentes esportivos, professores e diretores da UFPI.

O projeto para o atletismo no local prevê uma área de 6 mil m², com pista de 400m e oito raias sintéticas, além de áreas para arremesso de peso e lançamento de dardo, martelo e disco, pistas para saltos com vara, triplo e em distância, fosso para corrida de obstáculos e pista de aquecimento. A estrutura é projetada para receber a certificação classe 2 da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês). O repasse do Ministério do Esporte é de R$ 8,9 milhões, e o terreno foi cedido pela universidade, que será a responsável pela utilização, em parceria com a Federação de Atletismo do Piauí e o apoio técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A pista de atletismo, quando finalizada, poderá receber competições oficiais da modalidade, tanto a nível nacional quanto internacional. No entanto, o maior objetivo será acolher atletas do estado e de todo o Nordeste, incluindo estudantes da universidade, oferecendo melhores condições para o treinamento e o desenvolvimento no esporte. Além disso, o espaço será usado para a formação de profissionais de Educação Física. A licitação para as obras já foi finalizada, e o piso, comprado.

Investimento no badminton

O atletismo não será a única modalidade beneficiada na UFPI. Por meio de outro financiamento do Ministério do Esporte para a instituição, no valor de R$ 4,1 milhões, será construído o Centro de Excelência em Badminton, modalidade ainda em ascensão no país, mas com grande potencial no Piauí. “Nós vamos ter cinco centros regionais de badminton no Brasil, começando aqui pela UFPI. Este do Piauí será o principal centro de treinamento da modalidade e poderá receber competições nacionais e internacionais, com um modelo que ainda será reproduzido em quatro outras localidades”, adiantou Ricardo Leyser.

Autoridades presentes no evento e atletas de badminton de Teresina, que serão beneficiados com o novo centro de treinamento (Foto: Jarbas Santana/Divulgação)Autoridades presentes no evento e atletas de badminton de Teresina, que serão beneficiados com o novo centro de treinamento (Foto: Jarbas Santana/Divulgação)O local contará com um ginásio de seis quadras, seguindo os padrões internacionais da modalidade, e arquibancada com capacidade para 500 pessoas. Além disso, haverá academia, departamento médico, alojamento, cabines para imprensa, auditório, biblioteca e espaço administrativo, configurando-se um dos mais modernos projetos da modalidade em toda a América Latina.

Integrante da Seleção Brasileira, Sâmia Lima, 14 anos, espera aproveitar o novo centro de treinamento. “Espero que tenhamos bons campeonatos nacionais e internacionais aqui, e que todo mundo goste do espaço”, desejou a atual líder do ranking nacional sub-17 e tricampeã sul-americana. “Estamos recebendo um ginásio com estrutura para o Piauí defender o país em nível internacional, com condições de conquistar novos pódios assim como o que a Sarah Menezes alcançou no judô (ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012)”, elogiou o presidente da Confederação Brasileira de Badminton, Francisco Ferraz. Ele também disse que “o centro de treinamento será similar aos melhores da América Latina”.

Quando as duas instalações, de atletismo e badminton, forem entregues, a Universidade Federal do Piauí terá o segundo maior aparato esportivo do estado, atrás apenas do Estádio Albertão.  

Também nesta sexta-feira, três municípios do Piauí foram contemplados com a assinatura simbólica de contratos de repasses para a construção de Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs). Leia mais aqui.

De Teresina, Ana Cláudia Felizola – da equipe do Portal Brasil 2016
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla