Ministério do Esporte Revezamento fecha primeira etapa na capital no Estádio Nacional Mané Garrincha
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Revezamento fecha primeira etapa na capital no Estádio Nacional Mané Garrincha

Oficialmente, os Jogos Olímpicos Rio 2016 só começam em 5 de agosto, quando a pira olímpica for acesa na cerimônia de abertura no Maracanã. Mas, neste 3 de maio, o Brasil entrou para valer no clima com o primeiro dia do Revezamento da Tocha Olímpica, em Brasília.

» Cobertura em tempo real: acompanhe a passagem da Tocha Olímpica por Brasília

A chama desembarcou na capital federal em voo especial vindo de Genebra. O avião, após ter sido escoltado por dois caças da Força Aérea, pousou às 7h25 e, às 7h48, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, surgiu na entrada do avião segurando a chama olímpica, que foi recebida por diversas autoridades, entre elas o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e o ministro do Esporte, Ricardo Leyser.

Foto: Roberto Castro/ MEFoto: Roberto Castro/ ME

Do aeroporto, a chama seguiu para o Palácio do Planalto onde, após uma cerimônia, a pira olímpica foi acesa. A jogadora de vôlei e bicampeã olímpica Fabiana Claudino recebeu a tocha das mãos da presidenta Dilma Rousseff, para o início do revezamento no Brasil. Ela abriu o tour pelo país descendo a rampa do Palácio do Planalto.

» Dilma Rousseff: "o país está pronto para receber os Jogos Rio 2016"

Pelos próximos 94 dias, a chama percorrerá mais de 300 cidades de todos os estados da federação até chegar ao Rio de Janeiro em 5 de agosto para a abertura dos Jogos Olímpicos.

“Nós trabalhamos para isso. Praticamente todas as instalações esportivas nos parques olímpicos da Barra e de Deodoro estão prontas. Os 39 eventos-teste realizados até agora foram bem-sucedidos. [...] Asseguro que o Brasil está plenamente preparado para proporcionar a proteção aos atletas, às comissões técnicas, aos chefes de Estado, aos turistas e jornalistas e a todos os nossos visitantes que vão ter a oportunidade de assistir os Jogos no Rio de Janeiro”, declarou a presidenta Dilma Rousseff.

Foto: Ivo Lima/ MEFoto: Ivo Lima/ ME

Do Palácio do Planalto, o revezamento percorreu, acompanhado de perto pelos brasilienses, a Esplanada dos Ministérios, seguindo para a Catedral. De lá, continuou na Esplanada, desta vez fazendo o caminho contrário, no sentido da Praça dos Três Poderes, de onde partiu para a Ponte JK.

Foto: Francisco Medeiros/ MEFoto: Francisco Medeiros/ ME“É uma emoção diferente, né?”, declarou Vanderlei Cordeiro de Lima. “É a segunda vez que carrego a Tocha. Já passei por essa oportunidade em Londres e agora é em Brasília. Estou feliz demais por esse momento. Espero que essa tocha possa contagiar cada de um de nós brasileiros. Os Jogos Olímpicos são o maior evento da face da Terra. Estou feliz em estar aqui”, declarou o ex-maratonista, que foi muito assediado pelos fãs, que pediam autógrafos e fotografias.

A passagem da Tocha Olímpica pela Ponte JK foi um dos grandes momentos da manhã. A chama desceu a ponte de rapel, conduzida pelo policial militar Manoel Messias. Na água, uma lancha o esperava para seguir a travessia. Ao chegar na embarcação, Messias passou a tocha para o velejador Felipe Rondino. Os dois seguiram juntos até o Clube do Exército, onde entregaram a chama olímpica para o canoísta Rubens Pompeu. Depois, a chama percorreu o Lago Paranoá no sentido do Pontão do Lago Sul, um dos pontos mais badalados da orla em Brasília.

Desde que Fabiana Claudino desceu a rampa do Palácio do Planalto, diversos nomes de destaque do esporte brasileiro já participaram do Tour da Tocha, como a boxeadora Adriana Araújo, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012; o ginasta da Seleção Brasileira Angelo Assumpção; o surfista Gabriel Medina, primeiro brasileiro campeão mundial da modalidade, em 2014; a bicampeã olímpica do vôlei Paula Pequeno; o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004; o ex-triatleta olímpico Leandro Macedo, além de outras personalidades, como a cantora Ellen Oléria.

Promessa da ginástica artística, Angelo Assumpção não largava a tocha mesmo horas após participar do revezamento. "Eu vou levá-la para casa e, sei lá, vou dormir com ela", brincou. "Acho que é um grande símbolo para todos aqui no Brasil saberem que as Olimpíadas estão chegando, de uma forma muito bonita. Ela vai rodar o Brasil inteiro, então todo mundo vai estar junto, na mesma energia. Espero que todos que me viram correr esse trecho sintam a mesma emoção que eu senti", disse o atleta, ainda impressionando com a beleza da tocha. "Eu sou ginasta desde novinho e sempre vejo Olimpíada. Quando vi essa tocha, eu pensei: 'Essa é mais bonita de todas'", contou.

Emoção
Do Pontão, a Tocha Olímpica seguiu para o Estádio Nacional de Brasília, que sediará partidas do futebol masculino e feminino durante os Jogos Olímpicos. No estádio, a chama olímpica também desceu de rapel de um helicóptero. Entre os carregadores que receberam a Tocha na arena, estava o pentacampeão mundial e ex-capitão da Seleção Brasileira Lucio.

Alunos do Colégio Militar Dom Pedro II participaram de uma cerimônia no gramado do Mané Garrincha para recepcionar a tocha. Vestidos de verde, amarelo, azul e branco, eles formaram a bandeira brasileiro no centro do campo, enquanto os colegas seguravam bandeiras dos países que vão participar dos Jogos Olímpicos. "Foi uma sensação incrível participar de um projeto que faz parte das Olimpíadas, a recepção da tocha aqui em Brasília. A bandeira simboliza nossa nação e eu pude participar do retângulo verde, representando nossas matas, nossa natureza e flora. Foi uma honra", disse o estudante Vinícius Mendonça, de 15 anos.

Foto: Roberto Castro/ MEFoto: Roberto Castro/ ME

A passagem da Tocha Olímpica por Brasília também atraiu a atenção de um grupo de estrangeiros que fazem intercâmbio na capital. Vindos de vários países - Sérvia, República Tcheca, Cingapura, Líbano, Etiópia, Uzbequistão, Ucrânia -, os estudantes estão em Brasília até junho como parte do mestrado em economia. "Essa é a menor distância que eu já estive de uma Tocha Olímpica. É uma sensação ótima", disse Ornella Monteiro, que nasceu em Angola, mas mora na República Tcheca. "É muito divertido. Eu gostaria muito de ficar aqui para ver os Jogos, mas infelizmente teremos que ir embora", completou o albanês Enil Sabag, lamentando o fato de ter que voltar para casa em junho.

Do Estádio Nacional, o fogo olímpico partiu para o Complexo Aquático da Secretaria de Esportes, onde foi “carregado” pela piscina, encerrando a primeira parte do revezamento na capital federal.

O símbolo dos Jogos partiu, por comboio terrestre, para o Parque Nacional de Brasília, para a segunda parte do Tour por Brasília, antes de seguir para o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e, de lá, para Taguatinga, cidade próxima à capital, também no Distrito Federal. O retorno da Tocha Olímpica para Brasília está previsto para 18h09, com a chegada à  chamada "Igrejinha", localizada  na Asa Sul da capital.

Fonte: brasil2016.gov.br

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla