Ministério do Esporte Fabiana Murer brilha na Diamond League e conquista o ouro em Nova York no salto com vara
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Fabiana Murer brilha na Diamond League e conquista o ouro em Nova York no salto com vara

Foto: Al Bello/ Getty ImagesFoto: Al Bello/ Getty Images
 
A brasileira Fabiana Murer, contemplada com a Bolsa Pódio do governo federal, confirmou a boa fase na etapa de Nova York da Diamond League e conquistou a medalha de ouro no salto com vara. Competindo no sábado (13.06), Fabiana, que é bicampeã da Diamond League, saltou 4,80m na primeira tentativa e assegurou o lugar mais alto do pódio. Com o resultado, a brasileira chegou à segunda colocação do ranking mundial e lidera a corrida na Diamond League.
 
Fabiana começou com 4,54m e passou na primeira tentativa. Depois, foi para 4,64m e superou na terceira tentativa. Errou o primeiro salto em 4,74m e decidiu ir para 4,80m. Ela ainda tentou 4,86m, marca que seria um centímetro melhor que seu atual recorde sul-americano, mas não obteve êxito.
 
A medalha de prata ficou com a grega Nikoleta Kiriakopoulou, que também saltou 4,80m. A rival, contudo, perdeu para a brasileira nos critérios de desempate: precisou de maior número de tentativas para alcançar sua marca final, que se constitui em novo recorde da Grécia.
 
A campeã olímpica Jennifer Shur, dos Estados Unidos, ficou em terceiro lugar, com 4,54m. Ela é a líder do ranking mundial 2015, com 4,81m. A cubana Yarisley Silva, campeã pan-americana em Guadalajara 2011, foi a quinta, com 4,44m.
 
“A primeira tentativa de Fabiana no 4,86m foi muito boa, dava para saltar”, lamentou o técnico da brasileira, Elson Miranda. “Mas a Fabiana mostrou que está bem. Ela gosta de saltar aqui em Nova York e, de fato, as condições para a prova eram favoráveis: clima bom e pouco vento, sem tanta oscilação”, continuou.
 
O treinador fez uma ressalva sobre a liderança da saltadora no principal circuito internacional de 2015: “A Fabiana está ganhando a Diamond League, mas esse não é nosso foco no ano. Temos o Pan de Toronto, em julho, e o Mundial de Pequim, em agosto, como objetivos principais”, adiantou Elson Miranda.
 
Apesar disso, Fabiana – atleta do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA – ainda saltará na etapa de Paris da Diamond League, no dia 10 de julho, antes dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. No Canadá, a prova de Fabiana será disputada no dia 23 de julho.
 
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla