Ministério do Esporte Equipamentos de alta tecnologia auxiliam nado sincronizado brasileiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Equipamentos de alta tecnologia auxiliam nado sincronizado brasileiro

Foto: Divulgação/SincroBrasilFoto: Divulgação/SincroBrasil

Manter o ritmo debaixo d’água e de cabeça para baixo. Esta é uma das características e o grande desafio do esporte que mistura a natação, a dança e a ginástica. O nado sincronizado exige treinamento árduo, repetição, muito trabalho e dedicação dentro e fora d’água.

Há ainda um detalhe técnico que faz toda a diferença. “Escutar a música durante a execução é essencial para as atletas manterem a coreografia corretamente”, explica a coordenadora de nados sincronizados da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Sonia Hercowitz.

Para isso, as atletas brasileiras contam com o auxílio de um alto falante subaquático que permite que o som seja ouvido mesmo dentro da piscina. O aparelho é um dos equipamentos adquiridos pela CBDA voltados exclusivamente para a prática, aprimoramento e ampliação do nado sincronizado brasileiro.

(Foto: Divulgação/CBDA)(Foto: Divulgação/CBDA)Um conjunto de câmeras subaquáticas com quatro ângulos de vídeo, monitor e tablet, microfone com estojo, there band (fortalecimento muscular) e compex performance completam a lista de equipamentos comprados por meio de convênio firmados entre a entidade e o Ministério do Esporte.

“Com o aparelho dá para escutar perfeitamente dentro da piscina. Para dançar uma música é preciso escutar. Com o nado sincronizado não é diferente. Sem o som, será o mesmo do que dançar fora d’água sem a música. Sem o aparelho é impossível realizar as coreografias do nado sincronizado”, esclarece a coordenadora.

Segundo Sonia, outros equipamentos, como as câmeras subaquáticas, também são primordiais para o aprimoramento técnico das atletas. “Os aparelhos são necessários não somente para a equipe principal, mas para promover campeonatos nos estados. Quando as atletas estão treinando a coreografia, a visão fora da piscina não é perfeita, porque olhar de cima não dá a visão real dos movimentos. Por isso, as câmeras são importantes, pois possibilitam uma visão mais nítida para os técnicos corrigirem os movimentos das atletas”, disse.

A agenda da seleção brasileira de nado sincronizado está cheia em 2015. No mês de julho as atletas disputam os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, entre os dias 9 e 13, e em seguida, disputa o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Kazan na Rússia, entre 25 e 2 de agosto.

 

Foto: Divulgação/Sincrobrasil Foto: Divulgação/Sincrobrasil


Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla