Ministério do Esporte Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas terá quase cem atletas competindo a partir desta sexta
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas terá quase cem atletas competindo a partir desta sexta

Tamara Alexandrino busca o tri. (Foto: Marcelo Machado/CBAt)Tamara Alexandrino busca o tri. (Foto: Marcelo Machado/CBAt)Com a participação de quase uma centena de atletas, será disputada entre a sexta-feira (10.04) e o domingo (12.04) a Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas. A competição será realizada no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra - Arena Caixa -, em São Bernardo do Campo (SP). O local integra a Rede Nacional de Treinamento e recebeu investimentos do Ministério do Esporte para a sua construção e equipagem.

Nos três dias de competições, que reúnem participantes das categorias adulta, juvenil (até 19 anos) e menor (até 17 anos), serão realizadas cinco etapas, com provas do heptatlo e do decatlo. O primeiro evento será às 9 horas, com os 100 metros masculino para menores.

A carioca Tamara Alexandrino de Sousa (Pinheiros-SP) é uma das atrações do evento. Ela tentará o tricampeonato adulto e o sexto título da competição na carreira (foi duas vezes campeã de juvenis e uma na categoria menores). Com recorde pessoal de 5.962 pontos, ela tem o objetivo de superar a barreira dos 6.000 pontos nesta temporada.

Outro nome importante da competição é o paulistano Carlos Eduardo Chinin (Pinheiros-SP). Sexto colocado no Campeonato Mundial de Moscou-2013, o decatleta é também o recordista sul-americano da especialidade, com 8.393 pontos.

Além de Tamara, mais três campeões da Copa Brasil Caixa do ano passado, também realizada em São Bernardo, estão confirmados neste final de semana: Richard Antony da Silva José (GR Barueri-SP), Laís Priscilla da Silva Pereira (GR Barueri-SP) e Leticia Sumocoski da Silva (CSS II Exército-SP).

A competição é válida pelo ranking brasileiro, que apontará os representantes do país para a Copa Pan-Americana de Provas Combinadas, de 12 a 14 de junho, em Otawa, no Canadá. Os atletas ainda buscarão os índices exigidos para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, também no Canadá, e para o Campeonato Mundial de Pequim, em agosto, na China.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de 96 atletas - 57 homens e 39 mulheres - representando 37 clubes de 10 estados. A competição contará ainda com a participação de duas estrangeiras convidadas: a argentina Augustina Zerboni e a chilena Carolina Castillo. A Copa Brasil de Provas Combinadas é organizada pela CBAt e pela Federação Paulista de Atletismo, com apoio da prefeitura de São Bernardo do Campo e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

» Conheça a estrutura da Arena Caixa de Atletismo

O Centro de Atletismo Prof. Oswaldo Terra foi inaugurado em março de 2014 e é resultado de parceria entre o Ministério do Esporte e a prefeitura de São Bernardo do Campo que, juntos, investiram R$ 32,5 milhões em obras e equipagem. A Caixa Econômica Federal fornece os materiais e ajuda no apoio aos atletas que treinam na Arena.

O local integra a Rede Nacional de Treinamento e conta com uma área construída de quase 30 mil m², pista com certificação nível 1 da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), arquibancada coberta com capacidade para 1.500 pessoas e áreas para treinamento e para a imprensa. Além disso, um prédio de três andares abriga áreas de aquecimento e diversas salas de apoio.

Fonte: CBAt
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla