Ministério do Esporte Brasil mantém hegemonia continental no tênis de mesa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Brasil mantém hegemonia continental no tênis de mesa

Foto: Divulgação/CBTMFoto: Divulgação/CBTM

As seleções brasileiras de tênis de mesa, masculina e feminina, conquistaram na noite desta terça-feira (17.3), na Argentina, os títulos por equipes no Campeonato Latino-Americano 2015. No masculino, o grupo nacional conquistou o ouro sobre um grande rival, na casa do adversário, com uma grande atuação. Foi com estes elementos que a seleção derrotou a Argentina por 3 a 0. A competição irá até sábado (21) na capital Buenos Aires.

Hugo Calderano (73º colocado do ranking mundial), Cazuo Matsumoto (92º), Thiago Monteiro (147º) e Humberto Manhani levaram o Brasil ao 15º título por equipes no Latino. Nas últimas oito edições, a seleção foi soberana, conquistando o ouro em todas.

“Estou feliz, é sempre difícil ganhar aqui. Enfrentamos adversários que nos conhecem bem. Gastón Alto, por exemplo, já enfrentou Cazuo e Thiago inúmeras vezes, sabe muito bem o jogo deles. Os jogadores estão de parabéns”, afirmou o técnico Jean-René Mounie.

Após os triunfos da seleção sobre Chile e Porto Rico, Calderano abriu o duelo contra a Argentina sem dar chances a Pablo Tabachnik (284º). O brasileiro teve uma grande atuação e venceu com tranquilidade por 3 sets a 0. No duelo seguinte, Cazuo enfrentou o número um da Argentina, Gastón Alto (241º), e chegou a abrir 2 a 0, mas viu o adversário reagir e virar a partida para 3 a 2.

O paulista seguiu na mesa, agora ao lado de Thiago, para o duelo de duplas. Os dois levaram a melhor sobre Tabachnik e Rodrigo Gilabert (309º) em sets diretos, fazendo 2 a 1 para o Brasil. Coube a Thiago a missão de garantir o título da seleção. O cearense fez um duelo parelho com Alto, mas saiu vencedor por 3 a 1.

Foto: Divulgação/CBTMFoto: Divulgação/CBTM

Duelo feminino
No feminino não foi diferente. A seleção brasileira também manteve a hegemonia continental e conquistou o título por equipes do Campeonato Latino-Americano. Na decisão, Lin Gui (137ª colocada do ranking mundial), Ligia Silva, Jessica Yamada (190ª) e Leticia Nakada (213ª) superaram a forte equipe de Porto Rico por 3 a 1. Antes, o time verde e amarelo já havia superado Cuba e Colômbia.

O Brasil chegou ao décimo título por equipes no Latino, sendo os últimos quatro seguidos. O país levou o ouro em 1996, 1998, 2005, 2006, 2007, 2010, 2012, 2013, 2014 e 2015, e é o mais vitorioso na história da competição.

Para o treinador Hugo Hoyama, o desempenho foi aprovado também pela capacidade de reação demonstrada pelas atletas em vários momentos desfavoráveis nos confrontos. “Foi excelente, não só pelo resultado, mas pela atitude de todas as jogadoras. Todos os jogos foram muito difíceis. No fim, muitas vezes tirando um extra para fechar o jogo. Nas horas decisivas, elas conseguiram colocar as bolas na mesa”, afirmou Hoyama, que projeta importantes lições com o título desta terça.

Fonte: CBTM
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla