Ministério do Esporte Em ascensão extraordinária, Marcus Vinícius é o segundo melhor arqueiro do mundo aos 17 anos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Em ascensão extraordinária, Marcus Vinícius é o segundo melhor arqueiro do mundo aos 17 anos

Marcus Vinícius D’Almeida começou o último sábado (7.2) com uma notícia extraordinária: aos 17 anos, completados em 30 de janeiro, foi apontado o segundo melhor arqueiro do mundo da temporada 2014, pela a Federação Internacional do Tiro com Arco, além de atleta-revelação da temporada. “Foi até difícil imaginar como cheguei a isso...”, disse o atleta. “Acordei para um dia muito importante, porque na sequência quebrei o recorde brasileiro juvenil indoor e ainda era aniversário do meu pai [Marcão]”, disse.

Além do reconhecimento internacional do jovem arqueiro, o técnico Evandro de Azevedo foi apontado como o segundo melhor do mundo, atrás apenas de Lee Mi-Joung, da Coreia do Sul, país que domina o esporte no mundo.  “Eu tinha gravado um vídeo com o Marquinhos para enviar a eles, porque ele não iria para a cerimônia, e nem sabia que eu também estava concorrendo. Soube no sábado de manhã, por um amigo, e fiquei muito feliz, demais da conta! Principalmente pelo reconhecimento do nosso trabalho”, comemorou.



Com 1,87 m e 83 kg, Marcus Vinícius recebeu 24% dos votos, contra 27% do norte-americano Brady Ellison, 26 anos e atleta olímpico em Pequim 2008 e em Londres 2012 (onde foi prata por equipes no arco recurvo), deixando o sul-coreano Lee Seung-yun para trás, com 21%.

Como revelação, foi a estrela da cerimônia com os melhores do ano, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O garoto brasileiro – que recebe o apoio do Ministério do Esporte como atleta do programa Bolsa Pódio – teve 43% dos votos contra 20% do francês Pierre Plihon e 18% do chinês Li Jiaman. Não à toa.

Ano histórico
A evolução de Marcus Vinícius vem de 2013, quando ainda não tinha três anos no esporte – com apoio e recursos do Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco) passou a enviar representantes para etapas da Copa do Mundo. No Mundial de Antália, Turquia, Sarah Nikitin conseguiu o melhor resultado do Brasil na história – um oitavo lugar; Marcus foi 17º, com 15 anos.

Em 2014, já em março foram três outros ouros de Marcus Vinícius nos Jogos Sul-Americanos, no Chile. A oportunidade, o Brasil somou cinco medalhas com a prata de Ane Marcelle dos Santos, Mariana Gobbi e Sarah Nikitin por equipes femininas e o bronze de Sarah no individual. Nas etapas da Copa do Mundo, Marcus Vinícius foi nono em Xangai, China, em maio, e quinto em Medellín, Colômbia e, com Sarah, conquistou a primeira medalha do esporte para o Brasil – prata nas duplas mistas; foi sétimo em junho, em Antália, na Turquia, etapa que é considerada o Mundial do esporte pela tradição, e se classificou para a final em setembro, em Lausanne, Suíça, apenas com os oito melhores do mundo.

Em julho de 2014, Marcus conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Nanquim, na China foi prata. Em agosto, na etapa da Copa do Mundo de Wroclaw, Polônia, alcançou o quarto lugar e, em setembro, na final de Lausanne, foi vice-campeão, diante de Brady Ellison, no desempate (onde os dois conseguiram nove, mas com vitória do norte-americano por centímetros).

Um ano importante à frente
Para o garoto brasileiro, as nomeações dão ainda mais motivos para treinar forte e competir. “Nunca pensei na vida que seria assim. E chegar a segundo do mundo. É difícil de pensar, porque não é qualquer pessoa, né? Estar entre os melhores.... é difícil imaginar”, frisou.

A seleção brasileira treina em Maricá, no Rio de Janeiro, enquanto aguarda mudança para o Campo dos Afonsos da Aeronáutica, também no Rio de Janeiro. “Temos os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, e uma semana depois o Mundial em Copenhague, na Dinamarca”, explica Marcus Vinícius.

Antes, ainda haverá as etapas da Copa do Mundo de Xangai (5 a 10 de maio), Antália (26 a 31 de maio). As outras etapas são Wroclaw (11 a 16 de agosto), Medellín (8 a 13 de setembro) e final na Cidade do México (17 e 18 de outubro). Em 2015 também haverá o Aquece Rio, evento internacional marcado para o período entre 15 e 22 de setembro.

O mais importante são as seletivas para a seleção brasileira, em 6 e 7 de março, em Maricá, diz Marcus Vinícius, porque delas dependem a formação das equipes e o planejamento do ano, com indicação de quem viaja para a primeira e segunda etapas da Copa do Mundo, ao Pan e ao Mundial. “Não estou dentro de nada, ainda. Por isso as seletivas são importantes”, observa. “Quero muito ir ao Pan. Gosto porque passa na tevê, todo mundo assiste. É um sonho.”

De destaque em seu crescimento como atleta entre 2014 e 2015, Marcus ressalta a preparação física e, depois do treinamento no Coreia do Sul no fim do ano passado, o trabalho com o próprio corpo, nos movimentos do tiro com arco, mais do que peso e barras na academia. “Gostei dessa forma, fico mais focado nos exercícios, mais concentrado. Se bem que na hora da competição, mesmo, 90% é cabeça. Por isso, os coreanos também ensinaram vários exercícios de concentração. Eu faço, sim, quando preciso”, revela.

Denise Mirás
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla