Ministério do Esporte Encontro anual de equipes colaboradoras reúne em Brasília profissionais de educação física
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Encontro anual de equipes colaboradoras reúne em Brasília profissionais de educação física

Cerca de 200 mestres e doutores na área de Educação Física, representantes de 50 universidades públicas e privadas do Brasil, encontram-se reunidos até quarta-feira (10.12) na capital federal em prol do Esporte Educacional. Eles participam do Encontro Anual de Equipes Colaboradoras do Ministério do Esporte, uma reunião técnica de avaliação das ações desencadeadas este ano pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) por meio do programas Segundo Tempo, do Esporte da Escola e Múltiplas Vivências Esportivas e, consequentemente, propor sugestões e novos desafios para o período de 2015.

Os participantes do evento representam um total de 16 Equipes Colaboradoras do Ministério do Esporte (EC´s), rede responsável pela capacitação e avaliação de professores, gestores e monitores do Programa Segundo Tempo e pelo acompanhamento das ações do programa por meio de visitas aos núcleos. Uma iniciativa do Ministério do Esporte, o evento tem a parceria das Universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e estaduais de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL).

O secretário de Esporte do Rio Grande do Sul, Ricardo Petersen, coordenador-geral da equipe pedagógica do programa Segundo Tempo,  professor doutor Amauri Bássoli e a coordenadora-geral de Programas Intersetoriais, Claudia Bernardo,   participaram da abertura do evento, nesta segunda-feira (8.12), no Saint Petter Hotel. Durante a solenidade, diretora da Snelis, Andrea Ewerton,  destacou a importância do olhar intersetorial em diversos setores do Esporte Educacional para o maior alcance de beneficiados e  o sucesso dos programas da área. “Políticas desarticuladas perdem tempo, dinheiro e excluí”, alertou.

Após palestra do professor Carlos Eduardo, da UFRGS, sobre sistema de monitoramento, o reconhecimento de tecnologias sociais do esporte abordado pelas petroleiras Rosane Aguiar e Sheila Regina expondo a dinâmica que envolve projetos de apoio ao esporte da Petrobrás, como por exemplo,  Prêmio de Esporte Educacional e iniciativas como seleção pública, caravanas virtual e presencial e resultado das ações para superação das desigualdades. “Em 2014, a seleção pública de projetos de Esporte Educacional contou com 1,3 mil inscritos com um total de 34 programas contemplados e 10 experiências premiadas nas categorias terceiro setor, universidade e escolas pública”, disseram.

O  diretor de Alto Rendimento, André Arantes, apresentou o Programa Atleta da Escola e expos o balanço de 2014, do programa que é desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Esporte e que incentiva a prática esportiva de novos talentos do atletismo, judô e vôlei. “Este ano a participação de 4,1 milhão de estudantes e um universo de  44 mil escolas  de  4.790 municípios dos 27 estados brasileiros”.

Já o Ministério do Trabalho apresentou a Agenda Nacional do Trabalho Decente para a Juventude. O programa Jovem Aprendiz que contempla pessoas entre 14 e 24, por meio de entidades do sistema S (Sesi, Senai e Senat) governos federal e estadual e entidades sem fim lucrativos foi apresentado pela diretora Ana Alencastro que destacou ser “muito grande a necessidade de se formar a Rede de Jovem Aprendiz no Desporto”.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
 Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla