Ministério do Esporte Bolsista do Ministério do Esporte, Etiene Medeiros entra para história da natação nacional
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Bolsista do Ministério do Esporte, Etiene Medeiros entra para história da natação nacional

 (Foto: Satiro Sodre/SSPress) (Foto: Satiro Sodre/SSPress)A pernambucana Etiene Medeiros, de 23 anos e 1,69m, proporcionou um momento inesquecível para a natação brasileira no Campeonato Mundial de Piscina Curta (25 metros), disputado em Doha, no Catar. A jovem nadadora, que treina no clube Sesi em São Paulo, recebe apoio financeiro direto do Ministério do Esporte por meio do programa Bolsa-Atleta desde 2010. A nadadora conquistou a primeira medalha feminina individual da história do país em Campeonatos Mundiais de natação, com o ouro nos 50m costas - com direito a recorde mundial com o tempo de 25s67 -, além dos pódios nos revezamentos 4x50m misto e 4x50 livre.

A jovem faz parte da nova geração da natação feminina brasileira. Etiene despontou como uma promessa aos 17 anos, quando foi vice-campeã nos 50m costas do Mundial Júnior da Federação Internacional de Natação (Fina) em 2008.

“Vejo a estrutura da natação brasileira para o feminino completamente diferente e muito boa. Mudanças não se fazem em um ou dois anos. Isso é fruto de um processo do qual um monte de gente fez parte. Tem muita menina talentosa no Brasil e espero que esse título sirva pra motivá-las a treinar para um dia também chegarem aqui”, disse Etiene em entrevista ao site da CBDA.

Na última edição do Mundial de piscina curta, disputado em Istambul 2012, Etiene terminou a prova dos 50m costa na 10ª colocação. Há dois anos a nadadora entrou para o programa especial de preparação da confederação brasileira e o resultado deste ano foi fruto de muito trabalho desenvolvido na ação. Com o apoio dos Correios, patrocinador oficial dos desportos aquáticos brasileiros, e do Bradesco, via Lei de Incentivo ao Esporte, e ainda da Lei Agnelo/Piva e de vários convênios do Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) implantou um plano para desenvolver a natação. O superintendente técnico da CBDA, Ricardo de Moura, colocou sob sua supervisão mais dois coordenadores: Alberto Silva, para cuidar da natação masculina, e Fernando Vanzela, para trabalhar exclusivamente a natação feminina. A medida se mostrou um sucesso, pois a natação brasileira saiu do 10º lugar no Mundial em Piscina Curta de Istambul em 2012 para o primeiro  lugar em Doha.

No início do ano, a pernambucana conquistou a medalha de ouro no revezamento 4x100m medley, além da prata nos 100m costas e nos 100m borboleta disputados nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile.

Em Mundiais de piscina longa (piscina olímpica de 50 metros), a pernambucana tem o principal resultado do Brasil, com o quarto lugar na prova de 50m costas disputada em Barcelona 2013.

 “Mudei minha vida toda. Trabalhei duro e estou muito focada. Sabia que qualquer uma que ganhasse a prova poderia bater o recorde mundial. Não pensei no recorde. Pensei em bater na frente, em ganhar. Pensei em todas as vezes que caí na água aqui e em tudo o que treinei”, analisou Etiene. 

 (Foto: Satiro Sodre/SSPress) (Foto: Satiro Sodre/SSPress)

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla