Ministério do Esporte Ministros de Esporte do Brasil e do Paraguai se reúnem em Foz para discutir cooperação
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

Ministros de Esporte do Brasil e do Paraguai se reúnem em Foz para discutir cooperação

Os ministros de Esporte do Brasil e do Paraguai, Aldo Rebelo e Victor Pecci, participam de uma reunião técnica na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, nesta segunda e terça-feira (24 e 25), para avaliar os avanços na cooperação bilateral para preparar os atletas paraguaios que participarão dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Além de servidores do Ministério do Esporte do Brasil e da Secretaria Nacional de Desportos do Paraguai, a reunião terá participação de representantes das seis federações paraguaias e das seis confederações brasileiras das modalidades de remo, tênis, tênis de mesa, handebol, voleibol e natação.

Também foi convidado para a reunião o Foro Brasil-Paraguay, entidade empresarial sediada em Assunção, que reúne empresas brasileiras e paraguaias com interesses em ambos os países.

Segundo o Ministério do Esporte, a intenção é conseguir o apoio dessa entidade para o financiamento das atividades de cooperação que vierem a ser acordadas entre Brasil e Paraguai.

A programação do encontro entre os dois países, denominado oficialmente como “Reunião de Seguimento da Cooperação Brasil-Paraguai na Área de Esportes”, conta com um encontro Técnica, no dia 24, quando os funcionários dos ministérios dos dois países vão avaliar o estágio atual das tratativas em torno dos projetos de cooperação bilateral que se busca estabelecer; e a Reunião Plenária, quando os ministros Aldo Rebelo e Victor Pecci serão inteirados dos resultados desses avanços e discutirão orientações sobre a continuação do processo.

Negociações
As discussões para uma cooperação binacional para o desenvolvimento do esporte no Paraguai já vem sendo discutida desde 2012. Em agosto deste ano, o ministro Aldo Rebelo propôs ao governo do Paraguai a criação de um grupo de trabalho entre os dois países e pediu o apoio da Itaipu Binacional.

O ministro Aldo Rebelo lembrou, na ocasião, que Itaipu já tem investimentos importantes no apoio ao esporte, como o patrocínio na canoagem brasileira, já ajudou na formação de equipes vencedoras e ainda participou da construção do Centro de Treinamento de Futebol Feminino em Foz do Iguaçu.

Presente na reunião com o presidente paraguaio, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, se prontificou a participar dos trabalhos. O ministro do Esporte do Paraguai, por sua vez, pediu a seus assessores levantamento das modalidades onde o país é mais forte para garantir objetividade à cooperação. A partir dali é que foram definidas as seis modalidades mais interessantes para o desenvolvimento da cooperação binacional.

Fernando Guedes
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla