Ministério do Esporte Brasil derrota Espanha e volta à elite do tênis mundial na Copa Davis
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Brasil derrota Espanha e volta à elite do tênis mundial na Copa Davis

Foto: Hedeson Alves/ITF DivulgaçãoFoto: Hedeson Alves/ITF DivulgaçãoO fim de semana não foi marcado por triunfos importantes apenas no vôlei, com a Seleção Brasileira masculina tendo brilhado na Polônia sobre o Canadá e a Rússia e, assim, tendo mantido a invencibilidade no Campeonato Mundial.

No tênis, o Brasil conquistou um belíssimo resultado em São Paulo na Copa Davis, a maior competição por equipes do planeta, ao derrotar o forte time da Espanha na quadra de saibro montada no Ginásio do Ibirapuera. Com isso, o Brasil voltará a disputar o Grupo Mundial (primeira divisão) em 2015. Já a Espanha amargou uma derrota contundente. Pentacampeã da Copa Davis, a Espanha foi rebaixada para o Zonal Europeu (o equivalente à segunda divisão) e ficará de fora da elite, o que não ocorria desde 1996.

O triunfo brasileiro começou a ser desenhado na sexta-feira (12.09). Depois de Rogério Dutra Silva perder por 3 x 0 para Roberto Bautista Agut, número 15 do mundo, o paulista Thomaz Bellucci entrou em quadra e protagonizou uma virada histórica sobre Pablo Andújar. O brasileiro perdeu os dois primeiros sets, mas reagiu e venceu a partida por 3 x 2, com parciais de 3/6 6/7(6/8), 6/4, 7/5 e 6/3, em um jogo com mais de quatro horas de duração.

Embalados pela vitória de Bellucci, Bruno Soares e Marcelo Melo entraram em quadra no sábado (14.09) para o jogo de duplas contra os espanhóis Marc López e David Marrero. Os brasileiros venceram por 3 x 0, com parciais de 6/3, 7/5 e 7/5, e, com isso, deixaram o Brasil a uma vitória do triunfo sobre a Espanha.

Foi então que, no domingo (14.09), Thomaz Bellucci voltou a quadra para conquistar sua segunda vitória, desta vez sobre Roberto Bautista Agut, e, com isso, garantir o retorno do Brasil à elite da Copa Davis. Bellucci venceu por 3 x 1, com parciais de 6/4, 3/6, 6/3 e 6/2.

O time brasileiro voltará a jogar o Grupo Mundial da competição em 2015 após dois anos longe da elite. Curiosamente, a última derrota da Espanha na Copa Davis no piso de saibro havia sido também para o Brasil, em 1999, com Gustavo Kuerten e o atual capitão espanhol Carlos Moyá em quadra. O próximo adversário do Brasil, já pelo Grupo Mundial, será definido nesta quinta-feira (18.09), ao meio-dia, em sorteio realizado na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes.

“É muito mais do que uma conquista pessoal, é uma conquista da equipe. Todo mundo é merecedor, todo mundo trabalhou duro. É uma vitória do tênis brasileiro. Representar o tênis brasileiro, da maneira que aconteceu, foi muito gratificante. Mostramos o valor que temos dentro da quadra”, afirmou Thomaz Bellucci.

“É um marco na minha carreira. Pode ter sido uma das vitórias mais emocionantes. Desde que começaram os treinamentos, mentalizei que tinha possibilidade de ganhar os dois jogos. Para mim, o mais difícil, desde a preparação, é administrar o nervosismo, a ansiedade. Depois que consegui administrar, consegui render muito bem”, analisou o paulista, número 1 do Brasil e atual 82º do ranking mundial.

“É um feito e tanto para a gente vencer a Espanha, que conta com vários jogadores entre os 100 melhores do ranking. Eles vieram com o time mais forte que conseguiram e, mesmo assim, conseguimos ganhar deles”, ressaltou Bellucci.

O capitão brasileiro, João Zwetsch, reafirmou a confiança na equipe convocada e enalteceu o feito de ganhar da Espanha, um dos países mais tradicionais no tênis. “Confio na minha equipe cegamente. Sempre disse isso. A Espanha é uma máquina de fazer jogadores, um melhor que o outro. E, para todo mundo, desde que aconteceu o sorteio, foi uma luta pessoal diária, constante, se convencer dia após dia que a gente poderia ganhar”, afirmou o gaúcho.

“A emoção foi muito grande. Fico muito contente pelos jogadores, que batalham tanto. É sempre uma emoção muito grande quando a gente consegue ganhar de uma equipe como a Espanha. Foi uma vitória muito marcante. Todos são merecedores. A participação da equipe como um todo é fundamental”, acrescentou João Zwetsch.

Zwetsch aproveitou, ainda, para elogiar a boa fase vivida por Bellucci, que tem apresentado um alto nível de tênis. “O Thomaz está reencontrando seu bom tênis. É quase uma certeza que, em pouco tempo, ele estará no top 50, que é onde ele merece estar”, observou o capitão.

Elogios de Moya e Agut
Ex-número 1 do mundo e capitão da Espanha, Carlos Moya elogiou o desempenho de tenista brasileiro. Para o espanhol, a atuação de Bellucci não condiz com o ranking atual. “Acredito que o nível de Bellucci, hoje, não foi de 82 do mundo. Tivemos que encara um grandíssimo jogador. Ele fez tudo muito bem. Nós tivemos alguns momentos em que poderíamos ter mudado o rumo do jogo, mas não aconteceu. Só me resta dar parabéns para a equipe brasileira, que foi uma grande vencedora”, afirmou. “Quero apenas dar força para os meus jogadores agora. O momento não é de analisar o futuro da Espanha. Quero continuar na posição e devolver a Espanha aonde ela merece estar, que é no Grupo Mundial”, continuou Moya.

O espanhol Roberto Bautista Agut não escondeu a tristeza pela derrota, lamentou as oportunidades desperdiçadas, mas elogio a atuação do número 1 do Brasil. “A verdade é que este é um momento muito difícil na minha carreira. Mas tenho que parabenizar o Bellucci, que teve uma grande atuação. A chave foi quando ele (Bellucci) conseguiu reverter a situação de 1/4 no primeiro set e, no terceiro, quando eu tive 4/3 com uma quebra acima. Para mim, estes foram os grandes momentos decisivos na partida”, analisou o tenista espanhol.

Clique neste link para saber mais sobre a história, as curiosidades e as regras do tênis

Fonte: Brasil 2016, com informações da Confederação Brasileira de Tênis
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla