Ministério do Esporte Porto Alegre recebe aparelhos de ponta para ginástica artística feminina e masculina
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Porto Alegre recebe aparelhos de ponta para ginástica artística feminina e masculina

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoO Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre, recebe nesta quarta-feira, (10/09), seu kit de novos aparelhos para a formação de atletas de ginástica artística feminina e masculina. Os materiais, comprados com recursos de convênio de R$ 7,3 milhões entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), são parte da maior compra de equipamentos da ginástica feita nos últimos 40 anos no Brasil. O secretário estadual do Esporte e do Lazer, Ricardo Petersen, o presidente da Federação Riograndense de Ginástica (FRG), João Oliva, e o coordenador de Ginástica do CETE, Leonardo Finco, recebem o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, e a presidente da CBG, Luciene Resende para a entrega dos materiais.

A nova aquisição permite que sejam estruturados, pelo menos, 13 centros de treinamento das modalidades artística, rítmica e de trampolim em todas as regiões do país. O CETE de Porto Alegre, o Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (CEGin), em Curitiba, e o Centro Nacional de Ginástica, de São Bernardo do Campo, em São Paulo foram os primeiros a receber o material.

Na capital gaúcha foram instalados equipamentos tanto da ginástica artística feminina, como da masculina. Curitiba recebeu aparelhos da ginástica feminina e São Bernardo, apesar de ser prioritariamente um centro nacional para ginástica masculina, contará também com aparelhos femininos. Outros dez locais já entraram na lista da CBG: Contagem (MG), Vitória (ES), Brasília (DF), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Belém (PA), Manaus (AM), Macaíba (RN), a dez quilômetros de Natal, Rio de Janeiro (RJ) e Aracaju (SE).

Luciene Resende comenta que “cada entrega de equipamentos para os centros contemplados é um momento histórico para a ginástica brasileira. Saber que muitos atletas dessa e de outras gerações serão beneficiados é muito gratificante e nos motiva ainda mais. Esperamos que todos os envolvidos saibam aproveitar bem essa oportunidade, pois temos a certeza que irá render muitos frutos”.

Para Ricardo Leyser, a estruturação das modalidades olímpicas e paraolímpicas se intensificou depois que o Brasil ganhou o direito de organizar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. “Para o país ser bem sucedido nos Jogos de 2016, não basta que a organização seja bem feita, é necessário que nossos atletas tenham bom desempenho na disputa e principalmente que o esporte brasileiro se beneficie de um legado amplo, democrático, nacional e duradouro”. Para que as equipes consigam bons resultados nas grandes competições nacionais e internacionais, “são necessárias boas condições de treinamento, que esses novos materiais vão propiciar”, argumenta o secretário.

A maior compra em 40 anos
Da Alemanha vieram 1.010 itens, sendo 300 aparelhos para ginástica artística, 681 para ginástica rítmica e 92 para ginástica de trampolim. São parte do pacote 166 itens auxiliares, como bancos, de fabricação nacional. Além de ter sido a maior venda da história da tradicional fábrica alemã Spieth, a aquisição por parte da confederação supera, em investimentos e número de itens, toda a importação de equipamentos de ginástica feita pelo Brasil em 40 anos.

Fotos: DivulgaçãoFotos: DivulgaçãoEntre os itens adquiridos com recursos do convênio constam Tablados, Argolas, Barras Paralelas, Traves, Camas Elásticas, Conjuntos de Colchões, Paralelas Assimétricas, Mesa de Salto, Barra Fixa, Trampolim, Cavalo com Alças, Pista Acrobática, Duplo Mini (trampolim), Pistas Acrobáticas, Conjunto de Molas, Telas para Cama Elástica, Fitas, Piso Elástico, Pares de Maças, Arcos, Bolas, Cordas, Estiletes, Tapetes, Potes de Magnésio, Colchões, Espaldares de Madeira e Banco Sueco de Madeira.

CETE
No CETE, conhecido por revelar atletas como Daiane dos Santos, primeira ginasta brasileira a conquistar o ouro em um Campeonato Mundial, funciona um centro de treinamento de base com cerca de 140 crianças, entre seis e 12 anos. As modalidades oferecidas são a ginástica artística feminina, com o salto sobre a mesa, paralela assimétrica, trave e solo, e a masculina, com argolas, cavalo com alça, solo, salto sobre a mesa, paralelas e barra fixa. O coordenador de ginástica, Leonardo Finco, afirma que o investimento vai possibilitar que atletas, técnicos e dirigentes do Rio Grande do Sul sejam beneficiados com os novos equipamentos. Segundo ele, o CETE e a Federação pretendem promover cursos e treinamentos técnicos de alto nível no local, para contribuir com o desenvolvimento do esporte.

Criado em 1963 pelo Estado do Rio Grande do Sul, o CETE vem passando por uma fase de revitalização e reforma, com apoio do Ministério do Esporte. Em outubro de 2013, a pista de atletismo foi reaberta depois de uma reforma com parte de recursos de convênio de R$ 1,4 milhão entre o Ministério e o governo do estado. Com a recuperação da infraestrutura, o local passará a integrar a Rede Nacional de Treinamento.

Rede Nacional de Treinamento
Criada pela Lei Federal 12.395 de março de 2011, a Rede Nacional de Treinamento é um dos principais projetos de legado olímpico do Rio 2016 para a infraestrutura do esporte brasileiro e vai interligar instalações esportivas existentes ou em construção espalhadas por todo o Brasil. Abarcará estruturas de diversas modalidades, inclusive complexos multiesportivos, laboratórios e centros de pesquisa, oferecendo espaço e tecnologias para detecção de talentos, formação de base e treinamento de atletas e equipes, com foco em modalidades olímpicas e paraolímpicas.

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla