Ministério do Esporte Delegação brasileira inicia aclimatação para os Jogos Olímpicos da Juventude 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Delegação brasileira inicia aclimatação para os Jogos Olímpicos da Juventude 2014

(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)Depois de mais de 24 horas de viagem, o Time Brasil dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 já está em solo asiático. Nesta quarta-feira (6.08), a delegação brasileira chegou a Tóquio e Macau, locais onde 67 atletas brasileiros farão a preparação final antes da competição, que tem início no dia 16 de agosto.
 
Entre os principais objetivos da aclimatação estão a adaptação ao fuso horário e ao clima asiático, experiência de treinamento internacional, contato com os serviços oferecidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro às missões brasileiras e construção do espírito de grupo entre os componentes da delegação.

Em Tóquio, 42 atletas de sete modalidades (esgrima, ginástica artística, handebol, judô, levantamento de peso, lutas associadas e vôlei de praia) já estão instalados no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico Japonês, um dos mais modernos e equipados do mundo. A primeira impressão foi a melhor possível. “As instalações são muito confortáveis. Acho que essa aclimatação vai ajudar bastante tanto na questão do fuso horário quanto no treinamento final para os Jogos Olímpicos”, disse o atleta de luta livre Rafael Crystello, de 17 anos.     

Em Tóquio, os brasileiros participarão de treinos em conjunto com atletas japoneses e terão ainda a oportunidade de visitar as instalações que estão sendo preparadas para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O CT japonês é um local que procura criar um ambiente idêntico de uma Vila Olímpica. A ida do Brasil para o Japão é fruto de um acordo de intercâmbio entre os comitês olímpicos dos dois países.

“A Seleção Adulta já treinou aqui algumas vezes, mas acredito que é a primeira vez de um juvenil brasileiro. É como se eu estivesse vivendo um sonho”, afirmou o judoca José Basile, de 18 anos.

Nesta quinta-feira pela manhã, a delegação brasileira terá uma reunião de boas vindas com representantes do Comitê Olímpico do Japão. Os treinos começam no período da tarde.

Já Macau será a base de preparação das equipes de duas das mais tradicionais modalidades olímpicas: atletismo e natação. No total, serão 25 atletas treinando no local. Macau, região administrativa especial da China, foi uma das sedes da aclimatação do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Pequim 2008. Agora o modelo será repetido para os Jogos da Juventude. Em Macau, o Time Brasil ficará hospedado em um hotel a poucos quilômetros dos locais de treinamento.

O restante da delegação fará a preparação final em diferentes locais e viajará direto para a China. O remo sairá da Alemanha, o tiro com arco da Polônia e o basquete 3x3 sai de Xangai, onde disputa uma competição. As demais modalidades partem do Brasil. O Brasil será representado por 97 atletas com idade entre 15 e 18 anos em 24 modalidades nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014. A delegação brasileira será a segunda maior do evento, atrás apenas do país sede, a China.

Fonte: COB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla