Ministério do Esporte Em Maringá, ciclistas disputaram o Campeonato Brasileiro de Pista Elite
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Em Maringá, ciclistas disputaram o Campeonato Brasileiro de Pista Elite

Os melhores ciclistas do Brasil estiveram presentes em Maringá, entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, para disputar o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Elite 2014. A competição é a mais importante do calendário brasileiro e ainda distribui pontos para o ranking internacional. Ao longo dos quatro dias de competições, os atletas disputaram 19 títulos nacionais.

(Foto: Divulgação/CBC)(Foto: Divulgação/CBC)

Foi uma verdadeira maratona de provas. O Brasileiro 2014 ficou marcado pelo alto nível que os atletas estabeleceram durante a competição. Outro fator que chamou a atenção foi o grande número de atletas inscritos na categoria feminino, que superou os anos anteriores. Para o diretor do Departamento de Alto Rendimento da CBC, Francisco Florencio, o crescimento não aconteceu por acaso e atribui o resultado ao trabalho voltado ao ciclismo feminino brasileiro.

“A confederação esta trabalhando com projetos voltados para o ciclismo feminino há bastante tempo. Hoje esse crescimento já aparece de forma mais clara e expressiva, confirmando os frutos deste trabalho da CBC. Nossa ideia é que cada vez mais o ciclismo feminino possa ganhar espaço e ser respeitado dentro do esporte. Além da quantidade, a maioria das atletas teve um ótimo desempenho no Brasileiro e está de parabéns”, comentou Francisco.

No encerramento da programação no domingo (3), os ciclistas definiram os melhores nas provas de Keirin e Scratch. A rivalidade entre os principais atletas foi um dos atrativos que balançou a arquibancada do Velódromo. Na prova da Keirin Feminino, o duelo entre as ciclistas Alice Melo, Caroline Borges e Sumaia Ali arrancou aplausos da torcida que mais uma vez compareceu em peso para prestigiar os ciclistas. Alice Melo (Egide Seguro/Lidra/Americana) levou a melhor e ficou com a medalha de ouro, enquanto Caroline (Egide Seguro/Lidra/Americana) levou a prata e Sumaia (Funvic/São José dos Campos) o bronze.

Na Keirim masculino, o ciclista Davi Romeo, não tomou conhecimento dos adversários e com uma grande explosão apresentada no Sprint final, conquistou a sua segunda medalha de ouro na competição. A prata terminou com Leandro de Larmelina e o bronze com Rafael da Cruz. Já na prova de Scratch feminino, Janildes Fernandes, do Clube Fernandes de Ciclismo, garantiu a medalha de ouro e comemorou com muita emoção. Camila Coelho (Memorial/Santos) terminou em segundo lugar e Gimena Stocco (São Francisco/Ribeirão Preto) com o bronze.

“Passei por momentos difíceis no último ano, mas essa volta por cima me deixa extremamente feliz. É pura superação. Estou finalizando o brasileiro com mais uma medalha de ouro e certa de que a fase ruim já foi superada. Agora é preciso continuar treinando forte para tentar buscar uma vaga na seleção e representar o Brasil nas próximas competições internacionais e no Rio 2016”, declarou Janildes.

O comissário internacional da União Ciclística Internacional (UCI), Iverson Ladewig, elogiou o trabalho de toda a equipe de arbitragem e destacou o alto nível que as provas foram disputadas. “A equipe de arbitragem está de parabéns, assim como os atletas que tiveram um alto nível e disputaram provas excelentes. Estamos seguindo o caminho certo e acredito que a tendência é melhorarmos cada vez mais”, reforçou Iverson.

Seleção Brasileira
Com o objetivo de avaliar e selecionar alguns atletas para participarem de um período de treinamentos com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo, Emerson Silva, técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo, declarou estar satisfeito com o que observou durante os quatro dias de disputas.

“Avaliamos os atletas durante a competição e fiquei bastante satisfeito com os resultados que acompanhei. Selecionamos vários atletas para estarem passando o mês de agosto reunidos, treinando e fazendo avaliações com supervisão da equipe multidisciplinar da CBC. Esse período será fundamental para selecionarmos os melhores atletas para os próximos objetivos da seleção”, informou Emerson.

Confira no vídeo como foi o Campeonato Brasileiro:



 

Fonte: CBC
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla