Ministério do Esporte Triatleta Luca Glaser encara novos desafios na etapa do Ironman em Brasília
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Triatleta Luca Glaser encara novos desafios na etapa do Ironman em Brasília

Luca Glaser, 23 anos, teve contato com o triatlo aos 9 anos de idade. São 14 anos dedicados à natação, ciclismo e corrida. Depois de altos e baixos no esporte, por conta dos estudos e do trabalho, Luca deixou de lado o sonho de representar o país em Jogos Olímpicos. Entretanto, a paixão não a afastou do esporte, e permitiu a ela encarar novos desafios e testar a sua resistência física. Luca é uma das atletas que vai disputar neste domingo (06.04) a etapa de Brasília do Ironman 70.03 – maior evento de triatlo do mundo e que faz parte do calendário de grandes competições esportivas que o país acolhe em 2014.  

(Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)(Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

Os atletas irão encarar o desafio de 1,9 km de natação, 90,1km de ciclismo e 21,1 km de corrida. A capital federal abre a temporada no Brasil, em que estão programados também o Ironman Brasil Florianópolis, no dia 25 de maio, o Ironman 70.3 Foz do Iguaçu, no dia 30 de agosto, e o Ironman Brasil Fortaleza, no dia 9 de novembro.

Para os que decidem competir em provas de longas distâncias, o Ironman vai além de um desafio, transformando-se em um estilo de vida a ser seguido. “O Ironman para mim é uma nova fase da minha vida no triatlo. Fiz a inscrição para a prova de 2013 e a minha vida mudou. Nessa história inteira não é só a linha de chegada que conta, todo o caminho tem que ser valorizado. Todos os treinos, a alimentação regrada, as dores e os dias difíceis, bem como cada conquista nos treinos. Ironman não é uma prova, é um estilo de vida”, explica Luca.  

A trajetória de Luca Glaser vem inspirando novos adeptos da modalidade. A triatleta compartilha toda a experiência de treinamento e a participação em competições na internet, servindo de inspiração para outras pessoas se iniciarem no esporte. Entre dicas de treinamento, alimentação e equipamentos, a motivação é a principal ferramenta para deixar o sedentarismo e mudar de vida. “O mundo do esporte é isso. Dividir as experiências para somar e todo mundo evoluir”, deixa a dica.     


Em provas que levam os atletas ao extremo esforço físico, a preparação adequada é primordial. “Não vamos a lugar algum sozinhos. Sem uma equipe de treinamento, com pessoas dispostas a ajudar e acompanhar os treinos, apoio dos familiares e amigos – que realmente entendam o seu sonho –, além do suporte do nutricionista, fisioterapeuta, clínico geral, você não consegue aguentar o Ironman”, diz Luca.

Alto rendimento
Em Brasília, o país contará com 28 atletas na categoria elite, que enfrentarão alguns dos seis principais nomes na modalidade. A prova dará 35 vagas para atletas na categoria no Campeonato Mundial 2014, programado para o Canadá no segundo semestre de 2014.

Triatlo nas Olimpíadas
O triatlo nasceu com a vocação de testar os limites dos atletas. Incluído nos Jogos Olímpicos na edição de Sydney, em 2000. Entretanto, as distâncias da prova são menores do que a do Ironman, sendo 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.

Curiosidade
Quando o assunto é Iroman, o nome de Fernanda Keller é lembrado no Brasil. Em 30 anos de carreira, a ex-triatleta é, sem dúvida, o principal nome da modalidade nacional. A triatleta disputou o Ironman no Havaí  14 vezes. O feito de Fernanda consta no livro dos recordes. Ela nunca representou o país em uma edição olímpica.

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no 
Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla