Ministério do Esporte Museu da República recebe exposição dos Jogos Olímpicos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Museu da República recebe exposição dos Jogos Olímpicos

De terça-feira (02.04) até 11 de maio, quem passar por Brasília terá a oportunidade de conhecer de perto a história dos Jogos Olímpicos. O Museu Nacional da República abre de terça a domingo, das 9h às 18h, a exposição “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte”, que conta com cerca de 300 peças históricas da competição. É a chance de ver objetos como o tênis utilizado por Michael Jordan nos Jogos, e a arma do atirador Guilherme Paraense na Antuérpia, em 1920, na primeira conquista de uma medalha de ouro de um atleta brasileiro.

Estes são apenas alguns dos destaques da mostra, que foi aberta oficialmente na noite de segunda-feira (01.04), em evento que contou com a participação do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, das campeãs olímpicas Sarah Menezes, Maurren Maggi e Adriana Behar, e de ex-atletas consagradas como Janeth e Hortência, do basquete.

Nuzman, Maurren Maggi, Sarah Menezes e Aldo Rebelo posam na frente do quimono da judoca na exposição (Foto: Ivo Lima/ME)Nuzman, Maurren Maggi, Sarah Menezes e Aldo Rebelo posam na frente do quimono da judoca na exposição (Foto: Ivo Lima/ME)


Depois de visitar a exposição, o ministro Aldo Rebelo elogiou a iniciativa e espera que ela chegue a outras cidades brasileiras. “Essa exposição é tão maravilhosa, tão bonita, que o Brasil inteiro merece recebê-la. É uma homenagem ao esporte. Ela ilustra, é cultura, educa, e por essa razão é muito importante para Brasília e para o país”, destacou o ministro.

Já o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, ressaltou a importância do contato dos jovens brasileiros com a história olímpica nacional. “É uma alegria muito grande trazer essa exibição para Brasília. Que ela seja a porta de entrada de muitos jovens. Estamos trabalhando para trazê-los, para motivá-los e trazer o espírito olímpico e de cidadania que o esporte pode levar para cada um”, discursou Nuzman.

Um dos grandes nomes que incentivou o evento e confessou a curiosidade para conhecer a exposição foi a judoca Sarah Menezes. A campeã olímpica em Londres tinha um bom motivo para isso: o quimono que ela usou para ganhar o ouro em 2012 é uma das peças expostas. “Fiquei muito feliz de doar o quimono para a exposição. Achei a ideia muito interessante, pois é um legado do que eu conquistei no esporte e que vai motivar muitos jovens. Isso é muito importante para mim”, comentou a atleta, sem esconder que reencontrar a peça trouxe lembranças. “Não tem como não lembrar do que aconteceu naquele 28 de julho. Eu lembro de todos os momentos, luta por luta.”

A exposição “Jogos OlímpiAldo Rebelo confere as medalhas de todas as edições dos Jogos no Museu da República (Foto: Ivo Lima/ME)Aldo Rebelo confere as medalhas de todas as edições dos Jogos no Museu da República (Foto: Ivo Lima/ME)cos: Esporte, Cultura e Arte” conta com cerca de 300 peças do acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, do COB e dos próprios atletas. Além de ver de perto objetos utilizados pelos esportistas em momentos marcantes, os visitantes que forem ao Museu da República poderão conhecer a história dos Jogos, conferir diferentes modelos de tochas olímpicas e conhecer todas as medalhas de cada uma das edições da competição.

Além disso, estão expostos diversos mascotes olímpicos, com destaque para o urso Mischa, de Moscou 1980, que ficou famoso por chorar na cerimônia de encerramento. Os visitantes também poderão assistir algumas das melhores imagens dos Jogos de Londres 2012 em uma sala parecida com um cinema, comparar a própria altura com bonecos em tamanho real de Anderson Varejão, gigante do basquete, e Arthur Zanetti, campeão olímpico na ginástica artística, e ter uma noção exata dos impressionantes recordes mundiais do salto em altura, entre outras atrações.

Serviço:
Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte
Cerca de 300 peças que marcaram a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Parte do material exposto pertence ao Museu Olímpico de Lausanne, outra ao COB, Confederações Brasileiras Olímpicas e atletas.

Apresentação: Ministério da Cultura, Coca-Cola e Bradesco Seguros
Realização e Organização: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
End.: Setor Cultural Sul, lote 2, Esplanada dos Ministérios próximo a Rodoviária do Plano Piloto
Data: Entre 2 de abril e 11 de maio
Horário de visitação: De terça-feira a domingo - das 9h às 18h30
Ingressos: Gratuito

Vagner Vargas - Brasil 2016
Ascom - Ministério do Esporte

Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla