Ministério do Esporte Em audiência, ministro debate com parlamentar ações contra o racismo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Em audiência, ministro debate com parlamentar ações contra o racismo

 

Em audiência, Aldo Rebelo ministro debate com o presidente da Comissão do Esporte da Câmara ações contra o racismo. (Foto: Paulino Menezes) Em audiência, Aldo Rebelo ministro debate com o presidente da Comissão do Esporte da Câmara ações contra o racismo. (Foto: Paulino Menezes)

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu na manhã desta terça-feira (1.04), em audiência, o presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, Damião Feliciano (PDT/PB). As ações legislativas a serem executadas pela comissão para combater atos racistas na Copa do Mundo 2014 e nas Olimpíadas 2016 foram o tema do encontro, que considerou os últimos atos de racismo praticados contra jogadores de futebol no país.  
 
Uma das medidas do presidente da comissão é a apresentação do requerimento 9.737/2014, subscrito pelo deputado Marcelo Matos (PDT/RJ), que atende também ao requerimento do deputado Afonso Hamm (PP/RS). O documento propõe a criação de uma comissão externa para apurar recentes casos de racismo no futebol que ocorrem com frequência em competições esportivas. 
 
Para Aldo Rebelo, os instrumentos legais para reprimir esses atos são limitados, e as investigações que conduziriam a punições, sofríveis. “Não basta interditar estádio nem apenar o clube cuja torcida insulta a cor do adversário. Urge castigar os criminosos ao menos com a brandura da lei, que define esses atos infames como simples injúria pessoal”,  afirmou o ministro. 
 
Segundo Damião Feliciano, a Comissão do Esporte já planeja uma campanha de conscientização contra o racismo, não apenas no esporte, mas em todos os setores. A campanha será veiculada nos meios de comunicação da Câmara dos Deputados - portal, rádio, agência, jornal e TV Câmara, antes da Copa do Mundo. 
 
Outro tema discutido pelo parlamentar com o ministro Aldo foi o impacto socioeconômico do legado a ser deixado para o Brasil com a realização da Copa do Mundo.
 
Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla