Ministério do Esporte Brasil conquista 16 medalhas no Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica em Aracaju
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Brasil conquista 16 medalhas no Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica em Aracaju

O Brasil conquistou 16 medalhas no Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica Artística, realizado de 26 a 30 de março, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, Sergipe. A competição que reuniu 18 países teve um saldo bastante positivo e classificou os brasileiros para os Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China. O evento na capital sergipana fechou a noite de domingo (30.03) com as finais por aparelhos.

O salto masculino teve como campeão Luís Porto, com 13.788 pontos. O segundo colocado foi o canadense René Cournoyer, com 13.713, e o terceiro o americano Matthew Wenske, com 13.688.

Luís Porto não podia estrear melhor na Seleção Juvenil. O gaúcho de Guaporé, de 16 anos, conquistou a prata por equipe e o ouro no salto, já na primeira participação na categoria. “A sensação é de dever cumprido. Eu fiquei muito feliz com o ouro e ainda mais satisfeito por ter ajudado o grupo a subir no pódio por equipe. Além de tudo, ainda cheguei à final do cavalo com alças, o que foi uma surpresa. Acredito que isso vai ajudar com que eu vá ganhando espaço e chegar bem à adulta”, comemorou.

Já nas paralelas, venceu o americano Alec Yoder, com 14.050, seguido pelo colombiano Dilan Jimenez, com 14.000, e pelo atleta do Porto Rico Andres Perez, com 13.525. Gabriel Farias foi o quarto, com 13.450, e Luís o quinto, com 13.300.

Na barra fixa, o melhor brasileiro foi Gabriel Farias, que somou 13.125 e ficou em terceiro. Victor Espinoza, da Guatemala, foi ouro, com 13.275, e Davis Grooms, dos Estados Unidos, com 13.250. Yannick Santos ficou em quarto, com 12.825.

No feminino, Rebeca Andrade foi ouro na trave, com 13.900 pontos, e a ginasta Flávia Saraiva, beneficida pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, foi bronze, com 13.475. A prata foi para a canadense Rose-kaying Woo, com 13.575.

“Ontem eu estava mais nervosa, porque eram as provas por equipe. Já hoje eu fui melhor e me saí bem. Estou satisfeita”, disse Rebeca.

No solo, Flávia subiu ao lugar mais alto do pódio, com 14.100, e Rebeca foi a segunda, com 13.900. A canadense Rose-kaying Woo ficou em terceiro, com 13.775.

Flávia foi uma das que mais arrancou aplausos do público presente, principalmente na série do solo. “Neste aparelho, tentei me divertir e consegui. Na trave, mesmo com uma queda, ainda fiquei em terceiro. Consegui terminar a competição bem e feliz, principalmente por ter conquistado o ouro no individual geral”, destacou a jovem, de 1m33.

(Fotos: Ricardo Bufolin/CBG)(Fotos: Ricardo Bufolin/CBG)

Na tarde de domingo (30.03), os brasileiros já haviam conquistado cinco medalhas. Lucas Cardoso, também beneficiado pelo Bolsa-Atleta, foi prata no solo e Gabriel Farias bronze nas argolas. No feminino, Rebeca foi ouro no salto e nas barras paralelas, enquanto Flávia ficou com o bronze nas paralelas. Já no sábado (29.03), o Brasil foi prata por equipe no masculino e no feminino. No individual geral masculino, Lucas foi bronze, Flávia Saraiva ouro e Rebeca ficou com a prata.

A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, ficou satisfeita com o desempenho dos atletas do Brasil. “Para nós da ginástica brasileira, é muito bom conquistar tantas medalhas, ainda mais em nosso país. Isso mostra que estamos fazendo um bom trabalho. Agora, vamos continuar preparando bem os nossos ginastas para os Jogos Olímpicos da Juventude, na China, e buscarmos mais resultados”, disse.

Para Luciene, é motivo de orgulho Sergipe ser palco da competição pela segunda vez - a primeira foi em 2009. “É gratificante receber um campeonato como esse. É uma responsabilidade muito grande sediar um evento desse porte e, tenho certeza, de que todos saíram felizes com toda a organização”, finalizou.

Confira os resultados Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica:

Masculino

Equipe

1º Estados Unidos
2º Brasil
3º Canadá

Individual Geral
1º Martins Strech (Estados Unidos)
2º Alec Yoder (Estados Unidos)
3º Lucas Cardoso (Brasil)

Solo
1º René Cournoyer (Canadá)
2º Lucas Cardoso (Brasil)
3º Matthew Wenske (Estados Unidos)

Cavalo com alças
1º Alec Yoder (Estados Unidos)
2º Justin Karstadt (Canadá)
3º Davis Grooms (Estados Unidos)

Argolas
1º Alec Yoder (Estados Unidos)
2º Matthew Wenske (Estados Unidos)
3º Gabriel Farias (Brasil)

Salto
1º Luís Porto (Brasil)
2º René Cournoyer (Canadá)
3º Matthew Wenske (Estados Unidos)

Paralelas
1º Alec Yoder (Estados Unidos)
2º Dilan Jimenez (Colômbia)
3º Andres Perez (Porto Rico)

Barra fixa
1º Victor Espinoza (Guatemala)
2º Davis Grooms (Estados Unidos)
3º Gabriel Farias (Brasil)

Feminino

Equipe
1º Canadá
2º Brasil
3º México

Individual Geral
1º Flávia Saraiva (Brasil)
2º Rebeca Andrade (Brasil)
3º Rose-kaying Woo (Canadá)

Salto
1º Rebeca Andrade (Brasil)
2º Olsen Shallon (Canadá)
3º Nicolle Castro (México)

Barras paralelas
1º Rebeca Andrade (Brasil)
1º Rose-kaying Woo (Canadá)
3º Flávia Saraiva (Brasil)

Trave
1º Rebeca Andrade (Brasil)
2º Rose-kaying Woo (Canadá)
3º Flávia Saraiva (Brasil)

Solo
1º Flávia Saraiva (Brasil)
2º Rebeca Andrade (Brasil)
3º Rose-kaying Woo (Canadá)

Fonte: CBG
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla