Ministério do Esporte Conexão Brasil - Japão: parceria pretende elevar nível técnico da luta olímpica nacional
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conexão Brasil - Japão: parceria pretende elevar nível técnico da luta olímpica nacional

Brasil estreia nos combates da luta olímpica (Foto: Breno Barros)Brasil estreia nos combates da luta olímpica (Foto: Breno Barros)

Os atletas brasileiros da luta olímpica estrearam no tapete dos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, neste sábado (08.03). No segundo dia de competições, os combates foram acirrados, aumentando a rivalidade regional. Mas, para as próximas competições internacionais, os lutadores brasileiros contarão com uma ajuda do outro lado do mundo. A Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) firmou convênio com a Federação Japonesa da modalidade, uma das potências mundiais no esporte.

Veja tambem:

Ministro lança núcleo de base e entrega novos equipamentos para luta olímpica em São Paulo
Ministro ressalta investimento na luta olímpica e valorização do esporte de base

As parcerias internacionais, que proporcionam aos atletas nacionais contato com os grandes nomes do esporte, vêm dando resultado para o Brasil a dois anos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

“Acho que esses dois anos serão de investimentos mais intensos na modalidade. A parceria com o Japão é uma ação com duas característica diferentes: alto rendimento e a visão de legado, com a capacitação dos nossos treinadores, que terão a oportunidade de aprender com a melhor escola de treinadores do mundo”, explica o presidente CBLA, Pedro Gama Filho.

No primeiro momento, o convênio com os japoneses levará os atletas brasileiros três vezes ao ano para treinar na terra do sol nascente e os japoneses irão ao Brasil para competir na Copa do Brasil. “Os treinadores de lá também irão ministrar cursos para capacitar os nossos treinadores visando sempre ao longo prazo. Lógico que as nossas meninas treinando com as melhores do mundo fora do país é uma ação de alto rendimento que vai surtir efeito de imediato”, detalha Filho.

Aproveitando a estreia da modalidade na competição, Pedro Gama Filho conversou com o portal do Ministério do Esporte sobre a participação nacional nos Jogos e falou sobre os planos da modalidade que vêm ganhando muitos adeptos, principalmente no Nordeste brasileiro. Treino da Luta Olímpica no Centro de Treinamento Olímpico em Santiago. (Foto: Washington Alves/Inovafoto/COB)Treino da Luta Olímpica no Centro de Treinamento Olímpico em Santiago. (Foto: Washington Alves/Inovafoto/COB)

ME - O que a confederação espera da participação nacional nos Jogos Sul-Americanos?
Os Jogos são uma competição muito dura com países de muita tradição, entre eles Colômbia, Venezuela, Equador e Peru. Países que têm luta há muito mais tempo do que o Brasil. Acreditamos que pelo trabalho que a gente vem fazendo vamos conseguir alcançar bons resultados.

ME – Como é chegar a uma competição internacional com duas atletas no feminino entre as 20 melhores do mundo?
Luta feminina entrou nos Jogos Olímpicos desde 2004. A luta masculina é histórica no mundo e o Brasil estava estagnado. No feminino, nós estamos no nível mais perto dos tops mundiais. Foi uma grande surpresa.

ME -  Qual a avaliação até o momento dos equipamentos adquiridos por meio do convênios entre o Ministério do Esporte e a entidade para equipar os estados?  
A motivação é outra. Atualmente tem muita criança treinando no Nordeste. Estados como o Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco estão se destacando. É outra coisa treinar em cima de um tapete olímpico.

Outra ação importante é a capacitação de treinadores. Em outro convênio com o Ministério do Esporte, trouxemos técnicos cubanos que vamos espalhar por todo país. A próxima geração de atletas será ainda mais forte, em um processo parecido como aconteceu com o judô, que hoje é uma potência.

Breno Barros, de Santiago, no Chile
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla