Ministério do Esporte Parte da Rede Nacional de Treinamento, Centro Olímpico do ES se destaca no cenário nacional
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Parte da Rede Nacional de Treinamento, Centro Olímpico do ES se destaca no cenário nacional

Mayra Siñeriz, 14 anos, tem uma rotina diferente da das demais adolescentes. Entre casa e escola, a jovem dedica cerca de seis horas diárias de treinamentos de ginástica rítmica. Tanta dedicação já renderam frutos, entre eles grandes títulos nacionais na categoria. A jovem atleta é uma das ginastas que integram a equipe de atletas que utilizam a estrutura do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES), em Vitória, para os treinamentos e evolução no esporte. Jovem ginasta Mayra Siñeriz é a grande revelação do COES (Foto: COB/Divulgação)Jovem ginasta Mayra Siñeriz é a grande revelação do COES (Foto: COB/Divulgação)

Lançada em janeiro de 2013, a instalação esportiva é uma unidade da Rede Nacional de Treinamento do Ministério do Esporte, que visa capacitar talentos e jovens atletas nas modalidades olímpicas, desde a base até o alto rendimento. Com os treinamentos realizados nas instalações já existentes e em núcleos do estado, os atletas capixabas contarão também com os equipamentos que estão sendo construídos pelo governo estadual para acolher no total nove modalidades: boxe, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, vôlei de praia, badminton e ginástica artística.

“É muito bom contar com toda essa estrutura que temos no Centro Olímpico. Temos o suporte de fisioterapeuta, psicólogo e, principalmente, de ótimos treinadores, como a Monika Queiroz, que levou a seleção brasileira de conjunto para os Jogos Olímpicos, além dos títulos acumulados no pan e sul-americanos”, explicou Mayra, que acumula o tricampeonato brasileiro, bicampeonato sul-americano e o bicampeonato dos Jogos Escolares da Juventude, categoria infantil.

Para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, a estrutura do Centro Olímpico será utilizada pela delegação australiana durante o período de aclimatação para a competição. A partir de recursos do Ministério do Esporte ( R$ 13,5 milhões) e do governo do Espírito Santo (R$ 3,8 milhões), o projeto completo do COES contará com ginásio de ginástica rítmica e artística; ginásio para handebol e badminton; quadras para vôlei de praia; ginásio para lutas; parque aquático com piscina olímpica; pista para corrida de atletas; centro médico; academia de musculação e estacionamento privativo.
 

Projeto completo do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES)

Projeto completo do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES) Projeto completo do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES)

Investimento humano
Além da estrutura física, o diferencial do trabalho realizado em Espírito Santo é a composição do corpo técnico que auxilia os atletas nos treinamentos. O futuro parque aquático é exemplo. Com a construção obedecendo a todos os padrões estabelecidos pela Federação Internacional de Natação (Fina), a estrutura conta com as orientações técnicas de natação de Arilson Silva – técnico da seleção brasileira e de grandes nomes como Bruno Fratus e Wilson Filho.

Os investimentos do Ministério do Esporte no COES se destinam a pagar equipamentos, contratação de profissionais, despesas com viagens e compra de uniformes. Já o estado oferece as instalações e o custeio. Todos os profissionais que atuam diretamente nas modalidades foram indicados pelas confederações brasileiras dos nove esportes e passaram por entrevistas e avaliações.

Reconhecimento internacional
No início do mês de fevereiro, oito atletas da seleção de ginástica rítmica do Chile fizeram um estágio de treinamento no Centro Olímpico do Espírito Santo (COES). O período serviu para aprender e aperfeiçoar as técnicas com as ginastas capixabas. Os treinamentos serviram como reforço na preparação das atletas para os Jogos Sul-Americanos, que serão disputados em Santiago, no Chile.

“Tivemos a oportunidade de treinar com as atletas do Chile aqui. Isso mostra o reconhecimento internacional do trabalho que está sendo feito no Espírito Santo”, completou a jovem ginasta Mayra.

As convocações de 11 atletas e três técnicos para a seleção brasileira de judô, ginástica rítmica e vôlei de praia, além de classificações inéditas em mundiais, são alguns dos frutos do trabalho realizado pelo COES.


 

Rede Nacional de Treinamento
A Rede Nacional de Treinamento, instituída por meio da nova Lei 12.395, da qual o COES faz parte, tem como finalidade identificar e desenvolver talentos e jovens atletas nas modalidades olímpicas e paraolímpicas, desde a base até a elite esportiva. Composta por centros de treinamento de alto rendimento, nacionais, regionais ou locais, a rede é coordenada pelo Ministério do Esporte, em parceria com o COB, CPB e centros regionais e locais.

A ação articulada tem a finalidade de disseminar métodos de treinamento; desenvolver e aplicar ciência e medicina do esporte; capacitar profissionais e expandir conhecimento esportivo; proporcionar encadeamento de carreira ao atleta; modernizar instalações esportivas; e viabilizar materiais adequados a cada fase de preparação do atleta.


Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla