Ministério do Esporte Em seminário, secretário nacional de Alto Rendimento destaca momento do esporte mineiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Em seminário, secretário nacional de Alto Rendimento destaca momento do esporte mineiro

Mostrar o que o país está fazendo para desenvolver o esporte nacional. Com esse objetivo, o 1º Seminário de Gestão do Esporte Mineiro começou na manhã desta quinta-feira (21.11), em Belo Horizonte. Na abertura, o secretário de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, destacou o momento especial que o esporte mineiro vivencia. “Minas Gerais está passando por um excelente momento esportivo. Não só do ponto de vista de estrutura, mas também da movimentação dos clubes, das universidades e das federações, que culminou com a decisão da delegação do Reino Unido de fazer a preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 na cidade de Belo Horizonte. É uma das cinco principais delegações do esporte olímpico e acabou de disputar os Jogos em casa, ou seja, com as melhores instalações esportivas. Essa escolha aconteceu como consequência de uma série de ações voltadas ao esporte realizada pelo estado”, ressaltou Ricardo Leyser, acrescentando que outra cidade mineira – Uberlândia – está nas previsões da delegação da Irlanda.

Secretário nacional, Ricardo Leyser, na abertura do o 1º Seminário de Gestão do Esporte Mineiro (Foto: Breno Barros)Secretário nacional, Ricardo Leyser, na abertura do o 1º Seminário de Gestão do Esporte Mineiro (Foto: Breno Barros)
Com duração de dois dias, o Seminário de Gestão do Esporte Mineiro visa debater os principais aspectos do esporte olímpico nacional, além das oportunidades geradas com a realização dos grandes eventos esportivos dos próximos anos, como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Com um ambiente de troca de conhecimento, a programação do seminário conta com a realização de diversos painéis para debater as políticas esportivas e discutir soluções para o desenvolvimento do esporte em Minas Gerais.

Leyser traçou o panorama das ações do governo para o desenvolvimento do esporte e para atingir as metas estabelecidas para 2016, que visam não somente a preparação dos atletas brasileiros, mas também garantir estrutura e conhecimento técnico para os próximos ciclos olímpicos – 2020 e 2024.

“Estamos no momento de maior possibilidade de construir um cenário mais próximo do ideal para o Brasil. Talvez a melhor chance dos últimos 50 anos e para os próximos 50 anos, com a realização dos grandes eventos. Começou com o Pan de 2007, depois os Jogos Mundiais Militares, em 2011, e a Copa das Confederações 2013. Teremos agora a Copa do Mundo FIFA 2014, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, e a cidade de Brasília vai receber a Universíade de 2019”, disse o secretário.

Plano Brasil Medalhas
Com investimento recorde, o governo federal está criando o caminho para que os atletas brasileiros possam se desenvolver, além de estruturar as modalidades olímpicas e paraolímpicas. Os recursos no valor de R$ 1 bilhão do Plano Brasil Medalhas, que serão investidos durante o atual ciclo olímpico, vêm acompanhados de investimentos do Ministério do Esporte em infraestrutura, aquisição de equipamentos, qualificação de treinadores, árbitros e equipes multidisciplinares, administração profissional das entidades esportivas, financiamento de treinamento, intercâmbio e participação em competições internacionais.

Leyser explicou que a infraestrutura construída para os megaeventos possibilitará acolher outras competições. “O esporte faz parte de uma indústria, a do entretenimento.  Ela é uma das que mais emprega, inova e gera renda no mundo. Para isso, é necessária uma estrutura. Para fazer uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, é necessária uma estrutura. Quando ela é instalada, não acaba com a realização daquele evento. Ela abre um leque de possibilidades enorme que depois teremos que focar, como, por exemplo, receber os Jogos da Polícia e dos Bombeiros, Jogos Olímpicos da Juventude, Pan-Americanos e Sul-Americanos das diversas modalidades. Essa estrutura abre as portas”, explicou.

A abertura do seminário contou também com a presença do secretário de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais, deputado federal Eros Biondini, do secretário municipal extraordinário para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Camillo Fraga, do secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Miranda, e de dirigentes de clubes do cenário esportivo nacional.

Nesta sexta-feira (22.11), o evento contará com palestra do diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes, que vai falar sobre o papel das escolas na iniciação esportiva.

Breno Barros, de Belo Horizonte
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla