Ministério do Esporte Cavalgada da Liberdade homenageia Zumbi dos Palmares em Alagoas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Cavalgada da Liberdade homenageia Zumbi dos Palmares em Alagoas

 

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou neste domingo (17.11), na Zona da Mata de Alagoas, da 2ª  Cavalgada da Liberdade, em homenagem ao Quilombo dos Palmares e a Zumbi, líder da comunidade que chegou a reunir quase 30 mil escravos que conseguiram escapar de fazendas da então Capitania de Pernambuco.

“Esta cavalgada é uma homenagem àqueles que deram início à luta social no Brasil. No Quilombo dos Palmares nasceu a luta por um Brasil mais justo e menos desigual. E Zumbi foi o grande líder daquela gente. Homenagear Zumbi é lembrar uma dos principais episódios da história do Brasil”, disse o ministro.

Idealizada por Aldo Rebelo, a Cavalgada da Liberdade reuniu dezenas de cavaleiros e amazonas no trajeto entre os municípios alagoanos de União dos Palmares e Viçosa. Na partida, às 6h da manhã, da antiga estação ferroviária, os cavaleiros foram abençoados pelo pároco da cidade e cantaram o Hino Nacional acompanhados por um grupo de berimbaus.

 

 Aldo Rebelo e demais cavaleiros recebem a benção do padre de União dos Palmares no início da Cavalgada da Liberdade Aldo Rebelo e demais cavaleiros recebem a benção do padre de União dos Palmares no início da Cavalgada da Liberdade
Aldo Rebelo e demais cavaleiros recebem a benção do padre de União dos Palmares no início da Cavalgada da Liberdade

 

Na primeira parada – chamada de bate-sela – no município de Capela, o prefeito Eustáquio Moreira elogiou a iniciativa do ministro do Esporte de criar a homenagem aos escravos fugidos. Moreira pediu a mobilização de todos para que a cavalgada se consolide como um evento cultural e cívico referência em todo o Brasil.

De Capela, a cavalgada seguiu para o encerramento emViçosa, cidade localizada na região onde Zumbi foi morto, em 20 de novembro de 1695.

Ouça a notícia:

 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.



Fernando Guedes, de Viçosa (AL)
Fotos: Fernando Guedes e Cinara Corrêa
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla