Ministério do Esporte Copa do Mundo de futebol feminino começa neste sábado. Saiba sobre a preparação do Brasil
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Copa do Mundo de futebol feminino começa neste sábado. Saiba sobre a preparação do Brasil

Foto: CBFFoto: CBF

A seleção brasileira de futebol feminino encara, a partir de terça-feira (09.06), a competição mais importante do ano: a Copa do Mundo, que será disputada no Canadá entre 06 de junho e 05 de julho. O Brasil está no Grupo E, ao lado da Coreia do Sul, adversária da estreia, Espanha (13 de junho) e Costa Rica (17 de junho). Para o técnico Vadão, a chave é equilibrada e colocará a equipe diante do desafio de enfrentar diferentes estilos de jogo.

“Teremos na primeira fase um grupo equilibrado. A Espanha foi muito forte nas Eliminatórias, a Coreia tem tradição e uma equipe muito rápida, além da surpresa que foi a Costa Rica. É importante saber que, escolas diferentes, atitudes diferentes. Depois do Torneio de Algarve, que foi um mini Mundial, percebemos que deveríamos fazer treinos para adaptarmos a cada adversário”, comentou Vadão durante os treinos para a Copa do Mundo.

Em busca do título inédito no Mundial e pensando em realizar uma boa preparação para as Olimpíadas, a comissão técnica decidiu formar uma equipe permanente desde o início do ano. As atletas foram contratadas pela CBF e se dedicam, exclusivamente, à seleção. Elas contam com campos, academia, alojamento e refeitório, além dos serviços do corpo médico, de fisioterapia, psicologia e fisiologia disponíveis no Centro de Treinamento da Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

» Com investimento do governo federal, Brasil disputa Mundial de Futebol Feminino

Foto: CBFFoto: CBFPara o técnico Vadão, a estratégia está dando bons resultados. “Nós estamos fazendo uma preparação muito boa. Tivemos uma evolução muito grande e para o curto prazo, para as competições que temos: o Mundial, o Pan-Americano e as Olimpíadas, foi o melhor caminho. Hoje a gente sente uma diferença muito grande no desenvolvimento das meninas”.

Entre a Copa Algarve (Portugal), disputada em fevereiro, e a viagem para o Canadá – a equipe desembarcou em Montreal, local das duas primeiras partidas do Brasil, nesta quinta-feira (04.05) – a seleção treinou em Itu (SP). “A gente está aqui há dois meses, treinando forte para um objetivo muito grande que é o Mundial e a preparação está sendo muito boa”, disse a meio-campista Maurine.

"A gente sabe o quanto é válido estes dois meses que estamos em Itu, para crescermos como equipe, não só visando o Mundial, mas o Pan-Americano e no ano que vem as Olimpíadas. A gente precisa focar nos treinamentos aqui”, concordou a volante Formiga, que vai para a sua sexta Copa do Mundo.

» Vídeo: confira entrevista exclusiva com a jogadora Formiga

A craque brasileira Marta se juntou ao grupo no fim de maio. Atleta do clube sueco Rosengard, a jogadora eleita cinco vezes a melhor do mundo, vai para o seu quarto Mundial e é a maior esperança para que a seleção consiga um resultado melhor que o vice-campeonato na Copa do Mundo de 2007. Ela também é a artilheira da história do torneio, com 14 gols, ao lado da alemã Birgit Prinz, um tento à frente da americana Abby Wambach.

Foto: Getty ImagesFoto: Getty Images

Da lista inicial de 23 convocadas para a disputa da Copa do Mundo, a comissão técnica brasileira teve que cortar duas atletas por contusão: as defensoras Bruna Benites e Erika. No total, quatro jogadoras não estão na seleção permanente. Desta forma, o grupo que tentará o título Mundial é formado por:

Goleiras: Bárbara, Letícia Izidoro e Luciana
Zagueiras: Géssica (Ferroviária), Mônica Hickmann e Tayla
Laterais: Fabiana, Poliana, Rafaelle e Tamires
Meio-campo: Andressa, Formiga e Thaisa
Meias-atacantes/atacantes: Andressa Alves, Maurine, Beatriz (Hyundai Steel Red Angels WFC), Darlene, Gabi Zanotti, Marta (FC Rosengard), Rosana, Raquel, Cristiane e Rafaela Travalão (Boston Breakers)

Formato
A 7ª edição da Copa do Mundo de futebol feminino será disputada em seis sedes, de uma costa a outra do Canadá: Vancouver; Edmonton; Winnipeg; Ottawa; Montreal e Moncton.

Na primeira fase, o Brasil faz os dois primeiros jogos em Montreal (Coreia do Sul e Espanha) e o terceiro em Moncton (Costa Rica).

São 24 equipes divididas em seis grupos. Classificam para as oitavas de final os dois primeiros de cada chave, além dos quatro melhores terceiros colocados. Das oitavas à final, os jogos são eliminatórios. Esta será a primeira vez que o torneio terá este formato. Foram 12 times nas primeiras edições (1991 e 1995) e 16 nas seguintes.

São oito países que estreiam em Mundiais: Camarões; Costa do Marfim; Costa Rica; Equador; Espanha; Holanda; Suíça e Tailândia.

História
A primeira edição da Copa do Mundo de futebol feminino foi realizada em 1991 na China, com título dos Estados Unidos sobre a Noruega (2x1). Na competição seguinte, na Suécia, a Noruega voltou à final e desta vez levou a melhor: 2x0 sobre a Alemanha.

Os Mundiais de 1999 e de 2003 foram realizados nos Estados Unidos, com as donas da casa levando o caneco na primeira sobre a China por 5x4 nos pênaltis, após 0x0 no tempo normal e na prorrogação. Esta foi a primeira vez que o Brasil passou da fase de grupos, terminando na terceira posição. A segunda Copa do Mundo na América do Norte teve a Alemanha campeã ao derrotar a Suécia por 2x1.

O Mundial voltaria à China em 2007, na edição que sagrou o bicampeonato alemão e a melhor participação brasileira na história. Apesar de chegar com 100% de aproveitamento à decisão, goleando adversárias tradicionais como as chinesas e as norte-americanas, o Brasil perdeu por 2x0 para a Alemanha.

Na última Copa do Mundo, disputada em 2011 na Alemanha, a surpresa ficou por conta das japonesas, que levantaram a taça na primeira vez que chegaram à final. A disputa contra os Estados Unidos foi decidida nos pênaltis (3x1), após 2x2 no tempo normal e na prorrogação.

Gabriel Fialho
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla