Ministério do Esporte Jogadoras da Seleção estarão em lados opostos na decisão do Brasileirão de Futebol Feminino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jogadoras da Seleção estarão em lados opostos na decisão do Brasileirão de Futebol Feminino

Cristiane, maior goleadora dos Jogos Olímpicos, e Formiga, única jogadora do mundo a disputar todas as Olimpíadas – desde que o futebol feminino passou a ser esporte olímpico, em Atlanta 1996 –, são companheiras de Seleção Brasileira, atualmente. A partir de quinta-feira (12.12), elas estarão juntas pela Seleção no Torneio Internacional de Brasília, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Mas antes disso, elas serão adversárias na decisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, o primeiro desde 2001, que acontece com o apoio do Ministério do Esporte e da Caixa Econômica Federal. Cristiane defende o Centro Olímpico, enquanto Formiga joga pelo São José, dois dos principais times da modalidade no país. Na primeira partida da decisão, realizada na quarta-feira (04.12), empate em 2 x 2. Neste sábado, às 20h, as duas equipes voltam a campo para decidir o título, no Estádio Giglio Pichinin, em São Bernardo do Campo. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vai assistir à partida.

O Centro Olímpico chega para o jogo decisivo com uma pequena vantagem. Empates por 0 a 0 e 1 a 1 dão o título ao Centro Olímpico pelo critério de desempate de gols marcados fora de casa. Um eventual placar de 2 a 2 leva a disputa aos pênaltis. Com qualquer empate a partir de 3 gols, o título vai para o São José.

Para Cristiane, a campanha das duas equipes não permite apontar um favorito. “A equipe adversária (São José) tem sua qualidade, mas a nossa também tem. Não vai ser fácil, mas muito equilibrado”, avalia Cristiane. Formiga também segue discurso semelhante. “Será difícil e muito equilibrado. Quem tiver problema de coração, que passe no médico antes. Os times se reforçaram. Independentemente de qualquer coisa, até da amizade, que vença o melhor”, diz Formiga.

Novo momento da modalidade

As duas companheiras de Seleção e adversárias da final no Brasileirão comemoraram o retorno de um campeonato brasileiro nos moldes do que está sendo disputado. Elas acreditam que a retomada de um calendário de competições ao longo do ano beneficiará não só os clubes como a Seleção Brasileira. “Ter um calendário fixo é importante tanto para a atleta quanto para a modalidade. Ajudaria bastante a seleção. Esse campeonato foi o primeiro passo de muitos. Demorou, mas aconteceu. Acho que foi importante e deve continuar. Afinal, temos uma Olimpíada e uma Copa do Mundo no Canadá em 2015”, aponta Cristiane.

Para a veterana Formiga, o incentivo de todos os segmentos envolvidos com a modalidade deve ser contínuo. “Para o futebol feminino foi uma grande conquista.  Ficamos anos em busca de um bom calendário. Agora, as coisas estão acontecendo. Isso faz com que a gente continue na luta. As coisas continuando a melhorar, teremos mais trabalho e revelaremos novas jogadoras”, acredita Formiga. 

Leandro Galvão
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla