Ministério do Esporte Aldo Rebelo e procurador-geral de São Paulo discutem implantação de delegacia especial do torcedor
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Aldo Rebelo e procurador-geral de São Paulo discutem implantação de delegacia especial do torcedor

A reunião em São Paulo teve representantes dos governos federal e estadual, do Ministério Público e da Justiça de São Paulo (Foto: Rafael Brais)A reunião em São Paulo teve representantes dos governos federal e estadual, do Ministério Público e da Justiça de São Paulo (Foto: Rafael Brais)

 

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o diretor do Departamento de Defesa dos Direitos do Torcedor, Paulo Castilho, reuniram-se nesta quinta-feira (21.11), em São Paulo, com o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa, para debater medidas contra a violência no futebol, como a implantação da Delegacia Especializada do Torcedor em São Paulo. A medida visa ao fortalecimento do juizado previsto no Estatuto do Torcedor, com foco na prevenção da violência nos eventos esportivos.

Participaram do encontro o desembargador e coordenador do Juizado do Torcedor de São Paulo, Guilherme Strenger, e o representante da  Secretaria de Segurança Pública de São Paulo Eduardo Oliveira.

Durante a reunião, Paulo Castilho oficializou sua saída do Ministério do Esporte para retornar o cargo de promotor na área de combate à violência no futebol. Eventualmente, Castilho será consultor informal do ministério.

Entre as ações debatidas, está a criação da Delegacia Especializada do Torcedor, que trataria de assuntos específicos do futebol, incluindo a detenção de torcedores banidos dos estádios e a autuação por crimes em torno do espetáculo esportivo. As primeiras ações devem acontecer no início do próximo ano.

Para o ministro do Esporte, a violência é incompatível com o futebol, que, segundo ele, é meio de aproximação e de confraternização entre as pessoas. “A reunião teve como objetivo coibir a violência para que ela não contamine o futebol com um fenômeno indesejável", afirmou. "Para isso, o torcedor violento tem que ser punido e afastado dos estádios."

Política permanente
Para o procurador-geral Márcio Rosa, a união das experiências do Ministério do Esporte com as da Procuradoria e as da Secretaria de Segurança Pública é importante para definir as medidas a serem adotadas e alinhar a visão local com as ações desenvolvidas pelos país afora. "Temos que combater a violência nos estádios, e essa reunião busca definir uma política permanente de atuação do Estado brasileiro nessa questão", disse.

Com a missão de ajudar no combate à violência no futebol, Paulo Castilho deixa em dezembro o Ministério do Esporte. Ele vai assumir no próximo mês o cargo de promotor de Justiça designado pelo procurador-geral do estado de São Paulo para combater a violência no futebol.
 
"É um desafio enorme vencer a violência no futebol, principalmente entre as torcidas organizadas, acabando com a sensação de impunidade que paira nos espetáculos esportivos", avaliou Castilho.
 
Rafael Brais, de São Paulo
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla