Ministério do Esporte Tocha olímpica passará por sete cidades do Piauí em 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Tocha olímpica passará por sete cidades do Piauí em 2016

Foto: Ivo Lima/ MEFoto: Ivo Lima/ ME

O ministro do Esporte, George Hilton, participou nesta quinta-feira (15.10) da reunião de trabalho para organização do revezamento da tocha olímpica em Teresina, no Piauí. No ano que vem, a tocha percorrerá sete cidades do estado. A novidade foi a inclusão de São Raimundo Nonato na lista, que já contava com a capital Teresina, Altos, Campo Maior, Parnaíba, Piracuruca e Piripiri.

“Não podíamos chegar aqui e não trazer esta notícia. Vamos resolver e a tocha vai passar por lá”, anunciou George Hilton, durante o discurso de encerramento do evento, colocando São Raimundo Nonato na rota da tocha olímpica em 2016.

A reunião contou ainda com as presenças de Olavo Noleto, subchefe de Assuntos Federativos da presidência; de Wellington Dias, governador do Piauí; além dos prefeitos das cidades que participarão do revezamento. A previsão é de que a tocha pernoite em duas cidades do Piauí: Teresina e Parnaíba.

“A tocha com o fogo olímpico vai passar 100 dias pelo território brasileiro, levantando o Brasil e chamando o mundo para olhar o país com olhos que talvez jamais tenha olhado. Em cada lugar as pessoas querem mostrar sua história, cultura, tradições, gastronomia e tudo aquilo do que a população se orgulha”, afirmou Olavo Noleto.

Foto: Ivo Lima/ MEFoto: Ivo Lima/ ME

O ministro George Hilton tem participado de todas as reuniões de planejamento para o revezamento da tocha. Teresina foi a nona capital visitada por ele. A tocha, que percorrerá cerca de 500 cidades de todos os estados, além do Distrito Federal, é tido por ele como uma oportunidade de tornar os Jogos Olímpicos Rio 2016 de fato um evento nacional.

“Não queremos só fazer do Rio de Janeiro uma cidade que vai celebrar a união de 206 países. Queremos que os estrangeiros vindos de várias partes do mundo venham conhecer nossa Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e todas as belezas da cidade. Mas queremos também espalhar por todo este país o espírito olímpico e mostrar que as Olimpíadas, apesar de serem no Rio, são de todo o povo brasileiro”, destacou o ministro.

O trabalho de nacionalizar os Jogos passam pelo revezamento da tocha e pela oportunidade que o evento traz a estados, cidades e municípios. “O maior evento do planeta não começa em agosto, começa com a passagem da tocha aqui nos nossos municípios”, ressaltou Noleto.

Para os municípios e o estado do Piauí, a passagem da tocha será uma oportunidade ímpar de apresentar ao mundo seus atrativos. “É um momento de dizer que nós existimos, para afirmar nosso jeito de ser, nossa cultura, nossa cara e nosso orgulho de ser piauiense. Será histórico”, definiu Firmino Filho, prefeito de Teresina. “Temos que fazer um casamento desses pontos que são representativos do Brasil. Somos uma terra de uma cultura muito conservada”, acrescentou Wellington Dias, governador do Piauí.

Nesta sexta-feira (16.10), o ministro George Hilton está em Fortaleza para a reunião do revezamento da tocha olímpica. No estado do Ceará, a tocha passará por Aracati, Aquiraz, Fortaleza, Caucaia/Cumbuco, Itapagé, Irauçuba, Forquilha, Sobral, Massapê, Granja, Camocim e Barroquinha. O objetivo do encontro, que reúne os governos federal, estadual e dos municípios envolvidos, é planejar o evento e discutir temas como segurança e divulgação dos Jogos Rio 2016 na região.

Vagner Vargas, de Teresina (PI) – brasil2016.gov.br

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla