Ministério do Esporte Com prata e bronze, Brasil volta a medalhar na marcha atlética após 12 anos no Pan
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com prata e bronze, Brasil volta a medalhar na marcha atlética após 12 anos no Pan

(Jonne Roriz/Exemplus/COB)(Jonne Roriz/Exemplus/COB)
 
Sol forte, competitividade elevada e o alto esforço físico não foram capazes de impedir os brasileiros de subirem ao pódio neste domingo (19.07) nos 20km de marcha atlética nos Jogos Pan-Americanos. Erica Sena ficou com a medalha de prata e Caio Bonfim garantiu o bronze após 12 anos sem ver a bandeira do Brasil no pódio da prova.
 
As mulheres foram as primeiras a encarar as ruas de Toronto. Érica fechou a prova em 1h30min03, atrás da mexicana Maria Gonzalez, que garantiu o ouro e o novo recorde pan-americano de1h29min24. O terceiro foi para a equatoriana Paola Perez, em 1h31min53.
 
Foi uma prova de superação para Erica, que enfrenta há duas semanas uma forte gripe. “Estou muito feliz com a medalha, mas quase não vim disputar o Pan, porque estou gripada há duas semanas e ainda não me recuperei. O ritmo da prova começou muito forte e senti, pois também estava com dor na canela. Ao longo da prova fui melhorando e no quilômetro dez já estava melhor”, revelou depois da medalha de prata.
 
(Jonne Roriz/Exemplus/COB)(Jonne Roriz/Exemplus/COB)
 
No masculino, os canadenses abriram vantagem e a briga pelo bronze ficou entre Caio Bonfim e o guatemalteco Erick Barrondo, vice-campeão olímpico. No início do percurso, Bonfim pulou para a terceira colocação e manteve a posição até o quilômetro 16, quando foi ultrapassado por Erick Barrondo e viu o pódio escapar. Na última volta, porém, o guatemalteco sofreu uma punição e foi desclassificado para alívio de Caio que pôde comemorar o seu primeiro pódio pan-americano. 
 
(Breno Barros/ME)(Breno Barros/ME)“Eu tenho que comemorar o terceiro lugar, porque se eu não estivesse entre os melhores não ficaria em terceiro. A prova foi mais difícil por causa do forte calor. Escolhi a estratégia de sair com os canadenses, que eu sabia que estavam bem treinados. Não queria deixar eles abrirem, porque iria ser difícil depois”, disse Caio.
 
O pódio na marcha atlética 20km masculina contou com dobradinha canadense, com Evan Dunfee, 1h23min06, e Iñaki Gomez, 1h24min25. “O nosso desempenho aqui em Toronto mostra que o Brasil também tem marcha atlética forte. Os adversários são medalhistas olímpicos e mundiais e mostramos a nossa evolução”, analisou Caio.
 
O próximo desafio dos brasileiros será o Campeonato Mundial no dia 23 de agosto em Pequim, na China.
 
Breno Barros, de Toronto (Canadá)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla