Ministério do Esporte Alunos do Segundo Tempo colaboram com lar de idosos em Fortaleza
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Alunos do Segundo Tempo colaboram com lar de idosos em Fortaleza

Cerca de 2,5 mil alunos do Segundo Tempo, programa de inclusão social do Ministério do Esporte, começam o ano de 2015 vivenciando experiências inéditas, nas áreas de preservação do meio ambiente e de solidariedade. Os jovens carentes atendidos em 25 núcleos da parceria com a prefeitura de Fortaleza, participaram da campanha de arrecadação de tampinhas de garrafas plásticas. Ao final, eles conseguiram coletar mais de 250kg do material, que foi doado ao Lar Torres de Melo, entidade que abriga 226 idosos, inclusive pacientes de enfermaria. O dinheiro obtido com a venda das tampinhas às empresas de reciclagem foi aplicado pela entidade na compra de alimentos e remédios.
 
O objetivo dessa experiência foi provocar o gosto pelas boas atitudes, conforme a coordenadora pedagógica do PST/prefeitura, Sabrina Brito. Ela explica que a atividade incentivou a prática da gentileza e o cuidado com a natureza junto a crianças e adolescentes contemplados pelo Segundo Tempo. “Unimos duas temáticas em uma, apenas, e isso estimulou as crianças, trazendo resultados positivos”, diz.
 
Cinco adolescentes atendidos na unidade que conseguiu juntar mais tampinhas foram selecionados para fazer a doação. Francisco da Silva, 15 anos, Vando Alves, 13, Camile Deisy Vieira de Lima, 11, Rodrigo de Oliveira Ferreira e Ticiana Sousa Braga, ambos com 12, entregaram o material ao aposentado Roberto de Souza Maia, 74 anos,  que reside no  Lar Torres de Melo há quase dez anos. A equipe do PST visitou as instalações do abrigo, conferiu as atividades ali desenvolvidas e trocou experiências como os moradores do local. “Estamos muito contentes com a ajuda e felizes com a visita”, agradeceu o anfitrião.  
 
O adolescente Vando conta que achou muito legal a visita ao asilo e que se emocionou com as histórias que os moradores contaram. “Escutei muitas conselhos e histórias de vida. Estou muito feliz de ter ajudado. Tenho até uns livros lá em casa que vou trazer para doar próxima vez que vier aqui”, afirmou. O aluno Francisco da Silva tem opinião parecida. Entre as várias coisas que ele pôde vivenciar durante a doação, uma o fez valorizar algo muito importante. “Aprendi que ajudar os idosos é bom e que nos sentimos bem fazendo o bem.”
 
Lar Torres de Melo - Com mais de 100 anos desde a fundação, o Lar Torres de Melo abriga pessoas idosas. São 226 residentes que, além de moradia e alimentação, contam com atendimento médico, cuidadores, assistentes sociais, nutricionistas, terapeuta e fisioterapeutas.   

A instituição recebe doação de alimentos, material de higiene pessoal, colchões, travesseiros e lençóis, entre outros itens. Mais informações sobre como ajudar podem ser obtidas pelo telefone (85) 3206.6750.
 
Programa Segundo Tempo
Na parceria com a prefeitura de Fortaleza, o Segundo Tempo ocupa o tempo ocioso de 2,5 mil crianças e adolescentes, dos ensinos fundamental e médio da rede púbica. O programa oferece no período oposto ao da escola a atividades culturais e esportivas, entre elas futebol, vôlei, basquete, handebol, atletismo, dança, recreação e torneios esportivos como atividades complementares.

Os 25 núcleos de atendimento funcionam em espaços comunitários cedidos ao PST, que é executado pela Secretaria de Esporte Lazer. O convênio tem como coordenador-geral o profissional de educação física Igor Pinheiro.
 
Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla