Ministério do Esporte Capacitação presencial auxilia gestores do Programa Segundo Tempo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Capacitação presencial auxilia gestores do Programa Segundo Tempo

Capacitação presencial do Segundo Tempo em Brasília (Foto: Francisco Medeiros)Capacitação presencial do Segundo Tempo em Brasília (Foto: Francisco Medeiros)Ao agradecer nesta terça-feira (21.10), em Brasília, a presença dos participantes e selar o compromisso de executar o Segundo Tempo em 13 estados brasileiros, o diretor de Gestão de Programas, Randal Farah, reafirmou, para cerca de 70 gestores presentes na Capacitação Gerencial do programa, a importância da aproximação dos entes parceiros com o Ministério do Esporte, na busca de soluções conjuntas para a consecução de projetos e a aplicação das iniciativas. 
 
“Encontros presenciais como este auxiliam na formação de gestores e coordenadores, que passam a utilizar corretamente as ferramentas e técnicas para o gerenciamento dos programas, cumprindo as normas vigentes e fazendo com que os entes parceiros - municipais, estaduais, federais ou universidades - sejam beneficiados no processo de implantação e efetivo início das atividades, com impacto positivo na prestação de contas e no atendimento aos beneficiários”, explicou Randal. Para ele, a adoção de todos os procedimentos técnicos de modo ideal acelera o início da execução do PST, autorizado pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), fato que pode ocorrer ainda em 2014.
 
O segundo e último dia de Capacitação Gerencial do Programa Segundo Tempo foi de esclarecimento de dúvidas sobre a funcionalidade do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). Na oportunidade, coordenadores-gerais, pedagógicos e técnicos administrativos aprenderam acerca execução de convênios. Questões relativas a prazos e procedimentos em decorrência de expiração de senhas, possibilidade de usar recursos, alimentação de sistema e diferenças de ajuste  estavam entre a maioria da ponderações, esclarecidas pelo palestrante Diego Tonietti. 
 
Para o coordenador-geral da parceria com a prefeitura de Fortaleza, Igor Pinheiro, o compartilhamento das experiências e as orientações da equipe do Ministério do Esporte possibilitam avanços na gestão pública de programas e de projetos. A parceira beneficia 2,5 mil estudantes em 25 núcleos na capital cearense. “O atendimento presencial feito pelos técnicos da pasta esclareceu bastante as dúvidas que tínhamos”, disse o educador.
 
“O Esporte Educacional que queremos é aquele que transforma a realidade das crianças. O esporte não vai salvar todos, mas se a gente quiser iremos fazer uma mudança significativa graças a capacitações como esta, que orientam o profissional e o conscientizam fazendo com que ele vista a camisa do combate à exclusão”, professor Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira, coordenador pedagógico nacional do PST.
 
Os participantes da capacitação gerencial atuam em 48 convênios. Entre os parceiros estão prefeituras municipais e governos de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.
 
Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla