Ministério do Esporte Copa do Mundo inspira oficina de pintura do Programa Segundo Tempo, em Ribeirão Preto (SP)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Copa do Mundo inspira oficina de pintura do Programa Segundo Tempo, em Ribeirão Preto (SP)

As cores verde, amarela, azul e branco foram utilizadas nos trabalhos inspirados na Copa do Mundo (Foto: Divulgação)As cores verde, amarela, azul e branco foram utilizadas nos trabalhos inspirados na Copa do Mundo (Foto: Divulgação)A chegada do maior espetáculo do futebol no Brasil é motivo de aprendizado para cerca de cem estudantes atendidos pelo Programa Segundo Tempo (PST) na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Foi nesse clima de festa que, inspirados na Copa do Mundo, meninos e meninas com idade entre 7 e 17 anos – a maioria moradores das regiões de Jardim Branca Salles e Jardim Progresso – participaram, neste mês, de uma oficina de pintura na qual revelaram seu patriotismo desenhando com tinta óleo sobre telas e tecidos imagens que fazem referência ao mundial.

O local é um dos dez núcleos de atendimento do PST dentro do convênio do Ministério do Esporte com a prefeitura de Ribeirão Preto. A parceria beneficia um total de mil estudantes da rede pública com a oferta de aulas de natação, vôlei, basquete, handebol, futsal, dança e arte circense. Os jovens pintores do programa são atendidos no Centro de Jornada Ampliada (Ceja), na Vila Virgínia.

Durante a oficina, criatividade não faltou. Do lado de fora do centro, os estudantes foram convidados a colorir uma bola gigante e nela deixaram suas assinaturas e mensagens de paz no esporte. O trabalho fez com que a garotada aflorasse ainda mais a paixão pelo futebol. Orientados pelo artista plástico local Haroldo Rogério da Silva, da Secretaria Municipal da Cultura, as crianças e adolescentes elaboraram Fotos: DivulgaçãoFotos: Divulgaçãoainda um painel com cerca de cinco metros de comprimento e com símbolos  diversos, como a bandeira do Brasil, o troféu da Copa do Mundo e imagens que misturaram as cores verde, amarelo, azul e branco, representando o sentimento nacionalista. “A tela gigante está sendo utilizada para a decoração do núcleo”, conta o coordenador Júlio César Araújo.

Após o trabalho coletivo foi a vez de o grupo partir para a produção individual. Apropriando-se de pincéis, tintas e telas – equipamentos doados por moradores e empresários parceiros do programa – cada criança produziu sua própria pintura. E, mais uma vez, imaginação não faltou!  Acompanhadas pelas coordenadoras Fernanda Nascimento e Elisangela Silva e pelo técnico administrativo do programa Kleber Nasto, elas produziram pinturas que retratavam bolas de futebol, camisas da seleção, ruas enfeitadas com bandeirolas e campos de futebol com os jogadores.

O estudante Kevin, 10 anos, pintou a bandeira nacional com o número 10, referente à camisa do atacante Neymar. “Assim como ele, serei um grande craque da seleção brasileira”, afirma o jovem torcedor do Corinthians e aluno assíduo das aulas de futebol do programa.

Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla