Ministério do Esporte Universidade de Juiz de Fora (MG) lança projeto Saúde e Bem Estar para universitários e pessoas com deficiência
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Universidade de Juiz de Fora (MG) lança projeto Saúde e Bem Estar para universitários e pessoas com deficiência

Parceira do Ministério do Esporte na execução do Programa Segundo Tempo, nas vertentes PST -  Universitário e PST - Pessoa com Deficiência, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove neste sábado (18.01) a primeira edição do “Saúde e Bem Estar no Campus”. Focado na divulgação das atividades do programa, o evento vai comemorar a chegada de 2014, ano em que pretende atrair o maior número de pessoas dos dois perfis e as convidar a participar dos núcleos universitário e pessoas com deficiência. 
 
A programação do “Saúde e Bem Estar no Campus” inclui festivais de natação e de xadrez para alunos do PST e curso gratuito de  deep running para profissionais de educação física e fisioterapia, na Faculdade de Educação Física (Faecid). A atividade trabalha a resistência física e deve ser implantada ainda este ano no programa. É uma espécie de corrida dentro da água, em que os praticantes usam coletes salva-vidas para não tocarem os pés no chão.
 
Atualmente, o Segundo Tempo contempla 220 estudantes universitários, entre acadêmicos de medicina, filosofia, engenharia, educação física, farmácia, além de alunos do mestrado de matemática e de ciência da religião. Sessenta pessoas com deficiência - física, mental, motora, visual ou autismo - são atendidas pelo programa, entre eles dez estudantes universitários da própria UFJF. “A ideia é que possamos ampliar o quadro de beneficiados para 300 estudantes atendidos pelo PST - Universitário e 100 jovens e adultos no PST - Pessoa com Deficiência”, explica a coordenadora do núcleo, Carla Beatriz da Silva Rafael.
 
A Faculdade de Educação Física (Faefid) disponibiliza a infraestrutura, composta por piscina, salas de musculação e quadras poliesportivas. “Só saímos desse espaço quando acontece a caminhada orientada. É quando circundamos o lago localizado no centro da universidade federal e percorremos um trajeto de cerca de 8 km “, afirma Carla Rafael.
 
Inclusão é a palavra-chave. O atendimento do PST desenvolvido na Faefid é diversificado e contempla o público universitário e com deficiência simultaneamente, no mesmo espaço. São oferecidas turmas privilegiando a inclusão de pessoas com deficiência que, ao lado dos estudantes de nível superior, praticam vôlei, natação, futebol de salão e futsal, masculino e feminino, além de musculação, hidroginástica  e caminhada orientada. 
 
Para que haja maior integração e versatilidade no atendimento, a coordenação oferece horários diversificados. Musculação (terça e quinta-feira, das 7h às 8h e das 9h às 10h), hidroginástica (terça e quinta-feira, das 7h às 8h e das 9h às 10h), natação (segunda e quarta-feira, das 13h às 16h, e terça e quinta-feira, das 7h às 9h), vôlei (terça e quinta-feira, das 18h às 19h), handebol (segunda e quarta-feira, às 14h) e futsal (quarta-feira, às 15h).
 
Ciclo de palestras – Ainda este mês, no dia 25, o Programa Segundo Tempo em Juiz de Fora promove na universidade federal um ciclo de palestras com a participação de todos os beneficiados. Carla Rafael antecipa que um dos convidados com presença já confirmada é o advogado Wesley Barbosa, que tem deficiência física congênita e ministrará palestra sobre “Direitos das Pessoas com Deficiências Físicas.”
 
Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla