Ministério do Esporte Secretário de Esporte Educacional abre Capacitação Gerencial do Programa Segundo Tempo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretário de Esporte Educacional abre Capacitação Gerencial do Programa Segundo Tempo

Foto: Francisco MedeirosFoto: Francisco MedeirosEm solenidade de abertura da Capacitação Gerencial do Programa Segundo Tempo (PST), nesta quarta-feira (04.12), no auditório da sede do Ministério do Esporte na SQN 511, em Brasília, o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), Ricardo Cappelli, declarou que “a política pública do esporte está em crescente desenvolvimento. Atualmente, é quase impossível pensar em esporte no mundo sem falar do Brasil”.

A capacitação gerencial acontece até a próxima sexta-feira (06.11) e é destinada aos coordenadores gerais e pedagógicos do Segundo Tempo. O encontro de trabalho tem como objetivo aprimorar o conhecimento profissional, com informações sobre metodologia, diretrizes e funcionamento do programa. Os participantes representam as parcerias firmadas com 46 prefeituras municipais de 15 estados brasileiros.

Ao saudar os participantes, Cappelli explicou as diretrizes da política esportiva e conclamou a todos para colaborar: “Politicas públicas são ideias, conceitos, diretrizes, valores e pessoas que vão materializá-la. Por isso, essa ligação com vocês é muito importante e bastante favorável”.

Em seguida, o secretário fez um balanço do cenário vivido pelo país. Cappelli destacou que o esporte se consolida como quesito prioritário na agenda do Brasil, que já se consagrou palco dos principais eventos do mundo. Segundo ele, a ação iniciada em 2003, com a criação de um Ministério exclusivo para o Esporte, tomou proporções inquestionáveis ao longo desse período.

“O Brasil tem dado exemplos de seu potencial em realizar eventos esportivos, como os Jogos Pan-Americanos, a Copa das Confederações e a Gymnasiade. Os Jogos Mundiais Escolares, por exemplo, encerrados na última terça-feira, em Brasília, tiveram a participação de 1,7 mil estudantes de 35 países. O Brasil está preparado para receber a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”, disse o secretário.

Ação estruturante
Entre os presentes na cerimônia, a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Politicas e Programa Intersetoriais do Ministério do Esporte, Andrea Ewerton, definiu a capacitação como ação estruturante de política pública. “Mais grave que não ter orçamento é ter dificuldade para executar o programa”, argumentou a gestora, ressaltando que o estado brasileiro cumpre seu papel institucional de democratizar o acesso do esporte e capacitar os envolvidos.

“O momento é muito rico para o desenvolvimento do Programa Segundo Tempo. Temos a grande expectativa de que todos vocês voltem para seus municípios sabendo como trabalhar com o programa”, opinou Maria Suzana de Araújo, coordenadora-geral na Coordenação de Avaliação e Acompanhamento Operacional de Convênios.

Já para a coordenadora-geral do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais, Claudia Bernardo, “a capacitação é a oportunidade única de os coordenadores gerais e pedagógicos estarem com os técnicos da Snelis, tirando suas dúvidas, para que garantam o desenvolvimento dos convênios com uma boa execução”.

Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santos e Tocantins são os estados com representação no treinamento do PST.

Carl Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla