Ministério do Esporte Ministro do Esporte cumpre agenda no estado de São Paulo neste sábado
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro do Esporte cumpre agenda no estado de São Paulo neste sábado

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, cumpriu agenda institucional em duas cidades do interior de São Paulo neste sábado (06.04). Em Itu, visitou o estádio municipal Doutor Novelli Júnior, candidato a Centro de Treinamento de Seleções durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Em Botucatu, participou da inauguração da Praça da Juventude, na Cohab.

Em Itu, o ministro conheceu o estádio que é sede dos jogos do Ituano Futebol Clube. Ele visitou vestiários, camarotes, cabines de imprensa, gramado, e acompanhou parte da estreia do Ituano no Campeonato Paulista categoria sub 15. Além disso, Rebelo conheceu o projeto de construção de um centro de treinamento no local.

Aldo Rebelo garantiu apoio do Ministério do Esporte à estruturação do complexo esportivo como forma de garantir a nacionalização da Copa do Mundo e a adequação aos critérios para recepcionar as seleções no Mundial 2014. "A Copa não pode beneficiar apenas as cidades-sede. O Ministério do Esporte vai apoiar os equipamentos públicos que estão no catálogo de Centro de Treinamento", disse. "Com as reformas, as cidades mais estruturadas serão referência para o mundo em instalações esportivas e hotelaria e estarão aptas a receber grandes eventos nacionais e internacionais", concluiu.

Centros de Treinamento de Seleções
Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servem como base de um time durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e são gerenciados pelas próprias seleções. Toda a estrutura é montada pelas equipes. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. A escolha dos CTSs que constam do catálogo da FIFA é feita unicamente pelas seleções classificadas para a Copa do Mundo.

O prefeito de Itu, Antonio Tuíze, agradeceu o apoio do governo federal nos projetos do município. "Sem o apoio do Ministério do Esporte, não teríamos condições de estruturar um CT como esse que buscamos", afirmou.

Praça da Juventude
Em Botucatu, Aldo Rebelo participou da cerimônia de inauguração da Praça da Juventude, cuja estrutura pública oferece quadra poliesportiva, campos de futebol, pista de skate e teatro de arena para população em geral.

Aldo Rebelo fala durante inauguração da Praça da Juventude em Botucatu

Para ele, toda entrega de equipamentos esportivos precisa ser comemorada, pois o esporte cumpre uma função nobre. "O esporte é uma prática universal, que não discrimina deficiências, religião, raça. É um símbolo do que há de mais generoso na vida social", explicou. Na sua opinião, a Praça da Juventude oferece às crianças proteção contra os riscos de contato com as drogas, por exemplo. "O esporte prepara a juventude e ensina valores. Ensina a ganhar, a perder e a respeitar", completou.

O ministro destacou ainda os legados que a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos deixarão para todo o país. "Esses eventos vão criar a mentalidade de valorizar a prática esportiva no Brasil. Portanto, é importante a criação de estruturas como essa", disse.

O prefeito de Botucatu, João Cury Neto, ressaltou a parceria com o governo federal para construção da Praça da Juventude que, segundo ele, ofereceu uma opção da prática de esporte à população mais pobre da cidade. "A Praça da Juventude serve ao povo de Botucatu, principalmente aos que mais precisam. Aqui teremos atividades para crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade. É um local de prática de esporte, lazer e de convivência", comemorou.

O projeto Praça da Juventude foi criado em 2007 com o objetivo de levar um equipamento esportivo público e qualificado para a população que pudesse, ao mesmo tempo, tornar-se ponto de encontro e referência para a juventude. Mais do que um espaço físico para a prática de esportes, a Praça da Juventude é uma área de convivência comunitária onde são realizadas também atividades culturais, de inclusão digital e de lazer para a população de todas as idades.


Rafael Brais
Fotos: Rafael Brais
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla