Ministério do Esporte Jogos da Amizade reúnem 1,8 mil alunos em Resende (RJ)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jogos da Amizade reúnem 1,8 mil alunos em Resende (RJ)

Despertar o espírito coletivo, promover um futuro social através do esporte e incentivar a troca cultural, estes são alguns dos objetivos dos Jogos da Amizade, que foram realizados na Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ). A décima terceira edição reuniu mais de 1.800 jovens, de 13 colégios militares do país, entre os dias 1 e 6 de julho, para a disputa de 11 modalidades: atletismo, basquete, futebol, handebol, hipismo, orientação, tiro, pentatlo moderno, vôlei, xadrez e natação.

Foto: Rafael Zart/ Ministério da CidadaniaFoto: Rafael Zart/ Ministério da Cidadania

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o secretário especial do Esporte, Décio Brasil, prestigiaram o evento. Para o ministro, os Jogos da Amizade são um exemplo de competições para a juventude: “Nós temos que oportunizar isso para a sociedade brasileira, principalmente para os mais pobres. Estamos trabalhando a municipalização do esporte, da busca por talentos, juntando 20, 30 municípios, e fazendo as disputas em todo o Brasil com troféus e Bolsa Atleta para os jovens. O Brasil tem que aumentar o número de medalhas olímpicas”.

Na sexta-feira (05.07), os alunos participaram do ZumZaraVoice, uma atividade artística-cultural, na qual cada escola define um tema e realiza a apresentação. Assuntos como a história dos Colégios Militares, a cultura da Bahia e a tragédia da Boate Kiss, ocorrida em Santa Maria (RS), há seis anos, foram abordados em forma de dança, música e teatro.

Foto: Rafael Zart/ Ministério da CidadaniaFoto: Rafael Zart/ Ministério da Cidadania

O secretário especial Décio Brasil saudou a iniciativa e afirmou que valores aprendidos nos colégios militares e reafirmados em eventos como esse formam cidadãos comprometidos com o país. "O esporte é um componente muito grande na formação dos nossos jovens. Os valores que são desenvolvidos hoje estão inteiramente ligados com o nosso Brasil de amanhã", falou.

A estudante Isabela Chaia, de 13 anos, é um exemplo disso. Atleta de natação, nesta edição foi campeã, completando 100m em 1min03s. "Eu sonho em ficar cada dia melhor, treinar mais, para melhorar meus tempos e depois competir em competições maiores. Além disso, praticar natação me ajuda na concentração e a ter mais dedicação", disse Isabela.

Décima terceira edição

Esta é a décima terceira edição dos Jogos da Amizade, que são realizados nas academias militares de referência das cidades de Resende (RJ) e de Campinas (SP). O comandante da AMAN, general Gustavo Henrique Dutra, afirmou que é um privilégio sediar a competição. "Recebemos competidores de todo o Brasil, que vêm lá de Santa Maria, no Sul do país e também do Belém do Pará, no Norte. O esporte une e é por intermédio dele que se desenvolve espírito de coletividade e capacidade de superação. Os Jogos da Amizade são referência para todo o Brasil."

Jéssica Barz - Ministério da Cidadania  

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla