Ministério do Esporte Moscou recebe mostra que já passou por nove países sobre construção de Brasília
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Moscou recebe mostra que já passou por nove países sobre construção de Brasília

Desta quarta-feira (04.07) até 31 de julho, os moradores e turistas de Moscou, na Rússia, poderão conhecer um pouco da história da concepção, criação e construção de Brasília. O lançamento da mostra, que tem a curadoria da produtora cultural Danielle Athayde, ocorreu nesta terça-feira (03.07), no Museu de Moscou, e contou com a presença do embaixador do Brasil na Rússia, Antonio Salgado, e do subsecretário de Promoção e Marketing do Governo do Distrito Federal, Sandro Cunha. Como parte das ações para a Copa do Mundo, a exposição Brasília – da utopia à Capital cedeu espaço para uma exposição de camisas dos times de futebol da Série A do Brasileirão, que ficarão no local até o último dia deste mês.

Visitante faz foto da obra de construção da Catedral de Brasília, um dos ícones da capital federal. Foto: Rafael Brais/MEVisitante faz foto da obra de construção da Catedral de Brasília, um dos ícones da capital federal. Foto: Rafael Brais/ME

A exposição sobre a capital do Brasil surgiu após a dissertação de mestrado de Danielle, em Madri. O acervo, que já passou por nove países e recebeu visitação de mais de 300 mil pessoas, conta com 300 peças e uma maquete de 30 metros quadrados da cidade de Brasília. Quem passar pelas salas da exposição verá espaços dedicados a Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Roberto Burle Marx, além de uma linha do tempo contando a ideia de criação de uma nova capital para o Brasil até a inauguração em 21 de abril de 1960.

Danielle Athayde explica que o momento de Copa é perfeito para promover Brasília, já que toda a atenção está voltada para a Rússia. "Essa exposição chega a Moscou depois de ter percorrido nove países. É um período em que os olhos do mundo estão voltados para essa cidade e a gente trouxe também a cidade de Brasília para ser vista por esse público", explicou.

Danielle explicou que o visitante poderá acompanhar, por meio dos traços únicos dos arquitetos, urbanistas e paisagistas responsáveis, o nascimento da cidade. "É um acervo interessante sobre histórias da criação e construção de Brasília, do Plano Piloto, sobre o urbanista Lúcio Costa, os grandes palácios pensados por Niemeyer. Temos obras de arte da coleção Brasília e um acervo de artistas contemporâneos. Vale muito a pena", convidou.

Exposição de camisas

Além de tratar de Brasília, a exposição abriu espaço para um mostra de camisas dos times da Série A do campeonato Brasileiro por meio de uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"A gente está recebendo o Ministério do Esporte do Brasil com uma coleção de camisas da Série A. Então, se você é flamenguista, vascaíno, eu sou cruzeirense, todos os times vão estar aqui presentes em vitrines maravilhosas com a história de cada clube", disse.

As camisas dos clubes estão acompanhadas de fichas com informações, em português, russo e inglês, de cidade, estado, principais títulos e craques revelados. Para a diretora da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Lara Videira, todos os que passarem pelo Museu de Moscou poderão conhecer um pouco das características do futebol jogado dentro do Brasil.

"O visitante vai ter acesso à história de cada clube, conhecer as cores, os escudos e as peculiaridades de cada time. É interessante para o público em geral conhecer essa nossa forma de divulgar o Brasil por meio dos clubes da Série A", afirmou.

Serviço
Mostra "Brasília – da utopia à Capital"
Local: Museu de Moscou, na rua Zubovsky boulevard, 2 – Edifício 3;
Data: 4 a 31 de julho

Rafael Brais, de Moscou, na Rússia - Ministério do Esporte

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla